Andar à noite pelas ruelas já era perigoso no século XIX. Foi somente a partir de 1874 é que o problema da iluminação pública começou a ser resolvido na Capital. A terceirização dos serviços foi formalizada pela administração da Província. Antes do anoitecer, entravam em cena dois servidores: um acendia e o outro apagava os lampiões existentes ao longo dos trechos da cidade. Funcionavam à base de azeite retirado de cardumes de lambaris.
Mais tarde a Intendência Municipal, hoje denominada Prefeitura Municipal, passou a se responsabilizar pelos serviços. Logo os postes seguiam rua adentro, mas onde a sua colocação era inviável fincava-se um pedaço de madeira como um braço sobre a calçada ou nas paredes das casas. Na ponta da madeira, era colocado um lampião com proteção de vidro que logo levou o apelido popular de ‘geringonça’, nome dado até ser substituído pela iluminação de gás acetileno. Em 1906 foi instalado em Cuiabá o primeiro gasômetro cuiabano no Liceu Salesiano São Gonçalo.
Três anos mais tarde o intendente municipal, coronel Avelino Antônio de Siqueira implantou um sistema de iluminação pública mais moderno construindo dois gasômetros, sendo um na praça Alencastro e outro na praça Ipiranga, irradiando tubos de gás para as artérias urbanas e para outro gasômetro instalado no quartel da polícia. A energia elétrica só chegou a Cuiabá por volta da segunda metade do século XX, sob autorização da Assembleia Legislativa para contratação de empresas especializadas.
O motor gerado a vapor d’água implantado no Porto serviu de energia para a cidade, abastecendo muito tempo a estação da Caixa d’água Velha. Mais tarde, já usando Força da usina do Casca, instala-se no Morro da Prainha uma nova estação de energia, daí surgindo o nome de ‘Casinha da Luz’ ou ‘Morro da Luz’.
Parabéns,eu não conhecia está parte da história de Cuiabá ,gosto de saber da história da nossa cidade.