Ponte de João Gomes

Íngreme ladeira localizada na Rua dos Bandeirantes, sentido Igreja do Rosário e São Benedito. Abaixo, destaque para a Ponte de João Gomes, nome dado ao comerciante que se estabelecia na esquina sobre o córrego da Prainha,  hoje Avenida Rubens de Mendonça. A casa de esquina, à direita da foto, é da tradicional família Siqueira.
João Gomes Monteiro era pai de seo Deodato Gomes Monteiro e avô de João Alberto Novis Gomes Monteiro, imortal da  Academia Mato-grossense de Letras. Deodato foi considerado o maior ‘boateiro’ da cidade, segundo consta trecho do livro “O Boateiro e sua janela Mágica’, escrito pelo filho João Alberto.  De seo Deotado se extrai algo interessante: foi através dele que o rádio teve início em Cuiabá, por meio de radiotransmissor sem-fio.

Leia mais sobre ‘O Boateiro…’

Photographia é um projeto cultural de pesquisa da central de documentação de dados do Almanaque Cuyabá. A iniciativa visa resgatar imagens históricas da cidade homônima.
As ilustrações selecionadas nesta Categoria são, em sua grande maioria, de domínio público; outras, creditadas à fotógrafos, editores, colecionadores, instituições e a plataformas digitais congêneres.

Almanaque

Almanaque

O Almanaque Cuyabá é um verdadeiro armazém da memória cuiabana, capaz de promover uma viagem pela história em temas como música, artes, literatura, dramaturgia, fatos inusitados e curiosidades de Mato Grosso. Marcam presença as personalidades que moldaram a cara da cultura local.

Você pode ler também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *