Vindo do Paraná para Mato Grosso, forma-se em Direito em 1998, tornando-se, posteriormente, produtor cultural, em Cuiabá. No mesmo ano, Daniel Pellegrim (Marialva, Paraná, 1975), participa pela primeira vez do Salão Jovem Arte Mato-grossense e do Salão Plástica Amazônia. Em 2001, promove oficinas de gravura em metal, serigrafia e arte digital na Capital, estendendo seu trabalho ao desenho, pintura, gravura, instalações e arte computacional.
O artista possui mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e explora os territórios da subjetividade e da imaginação, bem como o caráter experimental da arte. Sendo assim, busca autonomia e a valorização do inconsciente, sem ignorar neologias e tendências contemporâneas. Suas principais referências artísticas são Jean Dubuffet, Hans Arp, Juan Miró e Edvard Munch.
Em 2003 muda-se para Chapada dos Guimarães, onde abre uma galeria e, em 2004 assume a Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente da cidade. Em 2008, fecha a galeria e inaugura o Estúdio Pellegrim. Em 2010, realiza exposição individual em Curitiba (PR) e no ano seguinte muda-se para Brasília, DF. Atualmente, vive e trabalha em Fortaleza (CE).