Filho do artista Nilson Pimenta, Valques Rodrigues da Costa (Cuiabá – 1982) começa a pintar aos seis anos. Em 1990, sob orientação do pai, passa a frequentar o Ateliê Livre da UFMT, e aos nove anos expôs no Centro de Arte Primitiva de Brasília. Desde 1991 participa de várias edições do Salão Jovem Arte Mato-grossense, tendo ganhado o Prêmio Aquisição em 2002. Já em 1998 integrou a Bienal Naïfs do Brasil, em Piracicaba (SP).
Atua também na área de arte-educação, orientando, entre 1999 a 2005, alunos da Escola (Caic) Sol Nascente. Foi ainda voluntário no Ateliê Livre da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), orientador no Espaço Silva Freire e na Associação Criança Feliz (Acrife). Além disso, elabora projetos de artes-plásticas. No ano de2000, uma de suas obras foi exposta na Bienal de São Paulo (SP).
Com obras vendidas para compradores de outros estados e países, volta a participar da Bienal Naifs do Brasil, em 2006 e 2010. Além disso, participa de eventos, e várias outras exposições em Cuiabá, Goiânia (GO) e em Londres, Inglaterra, no King’s College Campus. A partir de 2018, após o falecimento do pai, começa a assinar como Valques Pimenta, para homenageá-lo.