As principais conquistas e ações registradas pela Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso (CGJ-TJMT) em 2023 foram compiladas e transformadas em um vídeo-relatório produzido pela Comunicação Social e Assessoria de Imprensa da CGJ em parceria com a Coordenadoria de Comunicação do Tribunal de Justiça. Os dados fazem parte do monitoramento realizado pela Coordenadoria da Corregedoria com base nas informações enviadas pelos departamentos que compõem o órgão.
Os números são parciais e dizem respeito às atividades desenvolvidas para atender aos seis eixos estratégicos contidos no Plano de Gestão 2023/2024, como por exemplo, as metas instituídas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O vídeo-relatório mostra que o ano de 2023 entrou para a história da Corregedoria. Foi a primeira vez que a Justiça de 1º Grau bateu 100% das metas estipuladas pelo CNJ. Tudo isso sob a liderança do corregedor-geral, desembargador Juvenal Pereira da Silva, ladeado pelos juízes auxiliares Christiane da Costa Marques Neves, Emerson Cajango, Eduardo Calmon, Lídio Modesto, magistrados das comarcas do interior, servidores da CGJ e dos fóruns.
“Eu costumo dizer que não fazemos nada sozinhos. Agradeço a cada um dos servidores e dos magistrados que estão construindo esse legado ao meu lado. Estamos melhorando os nossos números, ao passo em que trabalhamos para levar o melhor atendimento possível aos nossos cidadãos. O sentimento é de orgulho e gratidão”, declarou o corregedor.
Além do feito inédito, no vídeo-relatório é possível conferir as menções honrosas feitas à Corregedoria mato-grossense durante o 8º Fórum Nacional das Corregedorias, o Fonacor, em razão dos projetos voltados para a regularização de imóveis, a criação do painel de população carcerária e a adequação dos cartórios em relação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Há ainda dados referentes ao projeto Corregedoria Participativa que visitou 27 comarcas com objetivo de orientar servidores e magistrados nas unidades judiciais visitadas, além de estreitar os laços entre o Poder Judiciário e a comunidade. O feedback desse trabalho foi positivo, 97% do público interno atendido respondeu que a visita fez diferença na comarca.
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição da imagem: Print da tela inicial do vídeo-relatório. No qual é possível ler: “Corregedoria em 2023- Conquistas e ações”. A imagem de fundo é uma imagem aérea da sede do Poder Judiciário de Mato Grosso com filtro vermelho, lembrando a cor da atual gestão.
Gabriele Schimanoski
Assessoria de Imprensa da CGJ-TJMT