Visita institucional reforça parceria entre Justiças Estadual e do Trabalho em Mato Grosso

Projetos em desenvolvimento pela Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso (CGJ-TJMT) e planos de ações da gestão 2024/2025 do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT da 23ª Região) estiveram na pauta da reunião desta sexta-feira (02). O corregedor-geral da Justiça, desembargador Juvenal Pereira, realizou uma visita de cortesia ao TRT da 23ª Região.
 
Acompanhado pelo juiz auxiliar da CGJ, Lídio Modesto, o corregedor foi muito bem recebido pela presidente do TRT-MT, desembargadora Adenir Carruesco, pelo Vice-Presidente do Tribunal, desembargador Aguimar Martins Peixoto, e pela juíza auxiliar da Presidência do TRT, Leda Lima. Desde a recepção, a atmosfera cordial foi ressaltada. Um monitor dava boas-vindas ao desembargador Juvenal Pereira, que recebido de maneira afetuosa na sala de reuniões da presidência do TRT-MT.
 
Dentre os projetos da CGJ do Judiciário Mato-grossense abordados no encontro, destacam-se a Corregedoria Participativa, que tem por objetivo a aproximação do judiciário com a comunidade; o Projeto Piloto Mandamus, que utiliza inteligência artificial para otimizar cumprimentos de mandados; os Pontos de Inclusão Digital (PIDs), que são salas passivas instaladas em municípios que não são sede de comarcas usadas pela população sem acesso à internt; e o Cartório Inclusivo, que está sendo desenvolvido para reintegrar mulheres vítimas de violência doméstica ao mercado de trabalho.
 
O desembargador Juvenal Pereira parabenizou a presidente Adenir Carruesco pela posse ocorrida em dezembro de 2023 e se colocou à disposição para o intercambio de boas práticas. “A visita institucional tem o objetivo de trocarmos experiência para uma melhor prestação de serviços à sociedade, embora seja uma justiça estadual e outra especializada, sempre há uma convergência de interesse entre os entes do Poder Judiciário. Esse entrelaçamento é importantíssimo para o cidadão e a cidadã”, ressaltou Juvenal Pereira.
 
A desembargadora Adenir Carruesco compartilhou os planos para sua gestão (2024/2025), destacando as que ampliam ações afirmativas de gênero e raça. Ela enfatizou a importância da cooperação entre diferentes segmentos da Justiça, visando uma prestação de serviços mais eficiente. “Foi uma honra receber o corregedor-geral. A nossa agenda gira em torno dos convênios, dos pactos e parcerias que nós podemos fazer para prestar o melhor serviço de justiça, buscando cada vez mais eficiência e uma maior aproximação da justiça com a sociedade”, disse a presidente do TRT. “Fiquei feliz de ver que vocês têm projetos avançadíssimos no aspecto social e que nós podemos compartilhar, nós podemos copiar as boas ideias”, completou a desembargadora, ressaltando a troca de contatos para fortalecer o diálogo e a colaboração entre as instituições.
 
“A visita reforça a integração entre as justiças estadual e do trabalho em Mato Grosso, promovendo uma atuação conjunta em prol de uma sociedade mais justa e inclusiva. Foi muito positiva”, avaliou o juiz auxiliar, Lídio Modesto.
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativos para promover a inclusão de pessoas com deficiência visual. Primeira imagem: Imagem 1 – Foto colorida, juiz auxiliar e corregedor posam ao lados da presidente do TRT, juíza auxiliar e vice-presidente do órgão. Eles estão em pé e sorriem para a foto. 
 
Alcione dos Anjos
Assessoria de Imprensa da CGJ-TJMT
 
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Check Also

TJMT mantém pena de homem condenado por homofobia em Guarantã do Norte

O TJMT manteve a condenação de um homem que discriminou uma jovem por sua orientação …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *