O ciclo de capacitações do projeto estratégico do Ministério Público do Estado de Mato Grosso “DTI na Estrada – Tecnologia Sem Fronteiras” teve início nesta semana, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Cuiabá. Até sexta-feira (23), serão capacitados membros e servidores das Procuradorias de Justiça, divididos em duas turmas. O objetivo da iniciativa é fomentar o conhecimento das ferramentas tecnológicas da instituição, apresentar as funcionalidades dos sistemas e capacitar o público interno visando contribuir para o aumento da produtividade institucional até 2025.
As inscrições para a segunda turma da PGJ voltada a membros e servidores das Procuradorias de Justiça ainda estão abertas e podem ser feitas aqui até quarta-feira (21). O curso será ministrado nos dias 22 e 23 de fevereiro, no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça.
De acordo com o chefe do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) do MPMT, Fernando Augusto Oliveira Vasconcelos, essa será a maior onda de capacitação em tecnologia da instituição. “Nossa intenção é melhorar a qualidade de vida no trabalho dos membros, servidores e demais integrantes do MPMT. É promover a educação digital de ponta a ponta, com a finalidade de que todos estejam integrados aos nossos sistemas”, justificou. O projeto prevê a capacitação presencial e via canais de aprendizagem existentes de 1,8 mil integrantes até o fim do primeiro semestre de 2025.
Conforme Fernando Augusto Vasconcelos, cerca de 20 servidores do DTI estão envolvidos direta e indiretamente no planejamento, execução e resultados do projeto estratégico. O conteúdo programático da capacitação inclui dicas de utilização dos canais de comunicação com o DTI para solicitações de serviços, da rede de conectividade e de boas práticas de segurança da informação, das funcionalidades e facilidades do Microsoft 365 e dos sistemas da área fim, como o Sistema Integrado do Ministério Público (Simp), por exemplo.
O cronograma do DTI prevê mais oito turmas de capacitação nos meses de março e abril, na Sede das Promotorias de Justiça da Capital. A partir de maio, o projeto avançará para outras comarcas como Poconé, Chapada dos Guimarães, Campo Verde, Jaciara e Itiquira. A estimativa é de que 52 turmas sejam capacitadas até junho de 2025.
Projeto-piloto – O primeiro treinamento ocorreu nos dias 25 e 26 de janeiro na Sede das Promotorias de Justiça da Capital. A turma do projeto-piloto contou com a participação de 30 servidores, que tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e conhecer de maneira mais detalhada as ferramentas e funcionalidades dos sistemas disponíveis no âmbito do MPMT.
Fonte: Ministério Público MT – MT