O Hospital Estadual Santa Casa, unidade mantida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) em Cuiabá, realiza um mutirão de cirurgias eletivas pediátricas nesta sexta-feira (15.03) e neste sábado (16.03). A previsão é de que 30 procedimentos serão feitos nos dois dias de ação.
Durante o mutirão, serão realizados seis procedimentos de hernioplastia inguinal, dois de hernioplastia umbilical, 19 de postectomia e três de hidrocele. Todos os procedimentos elencados para o mutirão são de média complexidade.
O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, parabenizou a unidade pela iniciativa e destacou que a ação faz parte do programa Fila Zero na Cirurgia, do Governo de Mato Grosso.
“Parabéns à equipe do Hospital Estadual pela ação em benefício da população. Essa é uma iniciativa que vem ao encontro das metas estabelecidas pelo programa Fila Zero na Cirurgia, que tem o objetivo de reduzir drasticamente a espera por cirurgias eletivas em Mato Grosso. Com esses mutirões, que serão realizados periodicamente, conseguiremos atender a um maior número de pessoas em pouco tempo”, disse.
Já a diretora do Hospital Estadual Santa Casa, Patrícia Neves, acrescentou que a unidade realizará mutirões mensais para atender as demandas da população e que todos os pacientes do mutirão são elencados pela Regulação do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Hoje dispomos de 25 leitos pediátricos e sete salas cirúrgicas que nos possibilitam a realização de mutirões como esse. Temos a meta de realizar um mutirão de cirurgias eletivas por mês, para contribuir com o programa Fila Zero na Cirurgia e facilitar o acesso dos usuários do SUS à assistência que eles necessitam”, explicou.
Reforma do Pronto Atendimento Infantil
O Hospital Estadual Santa Casa investe na reforma do Pronto Atendimento Infantil, que já está 99% concluída e avança para a etapa final.
O local recebe um investimento de R$ 3 milhões do Governo de Mato Grosso e deve ser entregue totalmente modernizado à população ainda no primeiro semestre deste ano. A unidade de saúde atende demandas de todo o Estado e, principalmente, da baixada cuiabana.
Fonte: Governo MT – MT