Com o tema “Como liderar no contexto de mudanças”, a programação é dividida em três módulos, sendo o primeiro ”Modelos de Gestão e Processo de Mudança Organizacional”, que ocorre durante esta semana.
Este módulo possui carga horária de 8 horas e capacita 50 servidores por dia, com palestras, oficinas e atividades práticas preparadas por uma empresa de consultoria e treinamento. Ao fim do módulo serão 200 profissionais capacitados.
A coordenadora de Aplicação, Desenvolvimento, Saúde e Segurança da Superintendência de Gestão de Pessoas da Sesp, Mônica Rodrigues de Sousa, ressalta que o programa permite aos profissionais de segurança pública aprofundar os conhecimentos em relação às práticas de liderança, gestão de equipes, tomada de decisões e resolução de conflitos.
Dessa forma, os servidores terão gestores qualificados para implementar ações eficientes que refletem na sociedade.
“O objetivo do programa é trabalhar com os líderes o desenvolvimento de habilidades, impactando totalmente a relação com seus liderados e a entrega da prestação de serviço para a sociedade. O propósito é entregar mais eficiência, positividade e produtividade por meio dos gestores”, destaca a coordenadora.
Neste módulo, participaram os gestores da sede da Sesp, das polícias Militar e Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros Militar, e dos sistemas Socioeducativo e Penitenciário.
Programação
O segundo módulo será realizado em abril com o tema “O Líder e a Gestão da Mudança, Gestão de Mudanças e Comunicação”. Já o terceiro módulo será sobre “Relacionamento Interpessoal e Gestão de Equipes Eficazes”, com previsão para acontecer em maio.
O trabalho realizado segue a Portaria 79/2017/SESP, de 26 de julho de 2017, que institui a necessidade de um programa de Desenvolvimento de Lideranças, sendo ele a “Academia de Líderes”.
*Sob supervisão de Fabiana Mendes
Fonte: Governo MT – MT