Projeto Reconstruindo Sonhos é implementado em Juara

Assegurar a ressocialização de pessoas privadas de liberdade, contribuir com a ampliação da compreensão do sentido da vida e promover a reinserção social, esses são alguns dos objetivos do projeto “Reconstruindo Sonhos” que, nesta quarta-feira (15), foi oficialmente lançado na Cadeia Pública de Juara (a 655km de Cuiabá). A ação é promovida pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso e parceiros interinstitucionais. 

Nesta primeira turma, vinte homens serão beneficiados com encontros semanais que abordam temas como valores, humanização e espiritualidade, relações interpessoais, família, comunicação, trabalho, perspectiva de futuro, entre outros. Além do resgate de sua dignidade, após esse primeiro momento, o projeto segue com a oferta de curso profissionalizante de eletricista, ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT).

“O projeto é um esforço do MPMT, em conjunto com outras instituições, que visa estimular os detentos a terem ferramentas que possam ser utilizadas quando da sua futura liberdade. Nos encontros, eles terão acesso a ideias que proporcionem reflexões e, também, a um curso oferecido pelo Senai, para que, além da qualificação profissional, tenham um desenvolvimento pessoal”, destacou o promotor de Justiça da 1ª Promotoria de Justiça Cível de Juara, Rodrigo da Silva.

Para o juiz da 3ª Vara Criminal de Juara, Fábio Alves Cardoso, o objetivo maior do “Reconstruindo Sonhos” é reduzir os altos índices de reincidência. “Os índices de reincidência no município de Juara chegam a 70%, 80%. E com esse trabalho, buscamos capacitar os reeducandos, educacional e tecnicamente, para que eles olhem para o futuro e, juntos, consigamos reduzir o número de reincidências em Juara”, afirmou.

O “Reconstruindo Sonhos” conta com parceria do Poder Judiciário, Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPMT), Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Fundação Nova Chance (Funac), Instituto Ação Pela Paz, Nova Acrópole, Concep, e Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT).

O encontro de lançamento do projeto contou com a participação de diversas autoridades, representando as instituições parceiras. Entre elas, o delegado da Polícia Civil de Juara, Eric Fantin; o coordenador-adjunto do Centro de Apoio Operacional da Execução Penal, promotor de Justiça Roberto Arroio Farinazzo Junior e sua equipe; a promotora de Justiça Roberta Câmara Gomes Vieira de Sousa e o vereador Valdir Leandro Cavichiolli. 

*Com supervisão da jornalista Clênia Goreth

Fonte: Ministério Público MT – MT

Almanaque

Almanaque

O Almanaque Cuyabá é um verdadeiro armazém da memória cuiabana, capaz de promover uma viagem pela história em temas como música, artes, literatura, dramaturgia, fatos inusitados e curiosidades de Mato Grosso. Marcam presença as personalidades que moldaram a cara da cultura local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *