O projeto Pantanal+10, contemplado com recursos do Banco de Projetos e Entidades (Bapre) do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, inicia nesta quarta-feira (05), Dia Mundial do Meio Ambiente, a sua segunda etapa com a abertura da exposição fotográfica “Pantanal +10 Águas”. A exposição ficará em durante todo o mês de junho.
O fotógrafo José Medeiros explica que nesta etapa a exposição aborda a situação das águas da maior planície alagável do planeta, seus contornos e o impacto das ações humanas nos mananciais e na vida dos ribeirinhos. “Ao explorar o tema da água no Pantanal, abordamos a fragilidade, beleza e conflitos que envolvem a questão hídrica”.
Na primeira etapa, realizada em 2022, o projeto trouxe a exposição “Céu e Inferno em Terras Alagadas”. O projeto Pantanal+10 registra a evolução climática no bioma e na vida de seus habitantes. Tem como objetivo documentar a maior planície alagável do mundo durante uma década, de 2020 a 2030.
Nesta segunda etapa, a iniciativa foi contemplada com recursos na ordem de R$ 200 mil, oriundos da celebração de Termos de Ajustamento de Conduta.
Fonte: Ministério Público MT – MT