Com 48 mulheres e 46 homens abrigados atualmente, a Fundação Abrigo Bom Jesus é a única instituição beneficente que recebe idosos em situação de vulnerabilidade em Cuiabá. Atualmente, somente na fila dos Centros de Referência e Assistência Social da capital mato-grossense, 58 idosos aguardam por uma vaga na instituição. O cenário foi apresentado nesta quarta-feira (19) pela presidente da fundação, Márcia Ferreira, em entrevista concedida à Rádio CBN Cuiabá, como parte da campanha de enfrentamento à violência contra a pessoa idosa realizada neste mês pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso e parceiros.
Segundo ela, apenas nos últimos seis meses, 15 idosos vítimas de abandono foram acolhidos pela instituição. Desse grupo, quatro foram abandonados em hospitais. São casos em que o familiar levou o idoso para receber o atendimento médico e nunca mais voltou. “Muitas vezes, esse idoso tem sérios problemas de saúde e para o hospital já seria um doente em fase terminal. Apesar de não sermos uma instituição de saúde, acabamos nos solidarizando e acolhendo”, explicou a presidente.
A Fundação Abrigo Bom Jesus é uma instituição de longa permanência que se mantém com doações da iniciativa privada e com recursos oriundos de convênios firmados com o poder público municipal. Gerenciada por um Conselho Deliberativo, integrado por 19 conselheiros que exercem suas atividades de forma voluntária, a instituição possui atualmente 70 funcionários.
Segundo a presidente da fundação, a folha mensal de pagamento desses profissionais totaliza R$ 185 mil. Existe um convênio firmado com a Secretaria de Assistência Social do Município que garante à instituição repasse mensal de R$ 130 mil. O Ministério Público do Estado de Mato Grosso também já realizou destinações de recursos oriundos de termos de ajustamento de conduta para realização de projetos na entidade, a exemplo da recente reforma da ala feminina da unidade.
Espaço de alegria – Embora as razões que os levaram ao abrigo normalmente estejam associadas a sofrimentos, a presidente da Fundação, Márcia Ferreira, assegurou que na unidade os idosos são felizes. “Não é um espaço de tristeza, é um espaço de muita alegria”, enfatizou.
Para assegurar o convívio social dos idosos, ela explica que são desenvolvidos vários projetos. Hidroginástica, passeios ao shopping, idas ao pesque e pague, rodas de viola, aulas para alfabetização e oficinas de artesanato são alguns dos atrativos. “No dia dos namorados, por exemplo, três casais que se conheceram no abrigo foram almoçar em um restaurante”, comentou.
Serviço – Caso você tenha interesse em colaborar com a unidade, nesta semana a principal demanda é por desodorante spray, creme hidratante e talco. Agendamento de visitas pode ser feito pelo número (65) 98112-0188.
Fonte: Ministério Público MT – MT