Está no ar a 24ª edição do programa Magistratura e Sociedade, com uma entrevista com a poeta e escritora Luciene Carvalho. Nascida em Corumbá (Mato Grosso do Sul), ela ocupa a Cadeira n. 31 da Academia Mato-grossense de Letras, onde tomou posse em 13 de agosto de 2015 e atualmente é presidente. Luciene foi a primeira mulher negra a assumir a vaga de presidente em uma academia de letras no Brasil.
Ela é autora de diversas obras que conquistaram prêmios e condecorações, sendo “Dona”, de 2018, a mais recente. Esse livro consta, inclusive, na relação de obras literárias exigidas para quem vai se candidatar a uma vaga na Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat).
Produzido pela Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT) com apoio da Coordenadoria de Comunicação do Tribunal de Justiça, a entrevista foi conduzida pelo juiz Gonçalo Antunes de Barros Neto, professor de Filosofia da Escola.
O Magistratura e Sociedade visa desenvolver o pensamento crítico de magistrados e magistradas em Ciências Sociais e estabelecer permanente e duradouro diálogo entre os juízes(as), desembargadores(as) e o mundo acadêmico, a fim de estimular a pesquisa e o estudo das ciências sociais e humanas. A iniciativa também busca humanizar os julgadores que são responsáveis por decidir cotidianamente a vida de cidadãos.
#ParaTodosVerem – Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Imagem 1: Arte colorida em tons de branco e azul. Ao centro, uma foto da convidada. Ela é uma mulher negra, de cabelos presos, que sorri. Ao lado da foto, o texto “Escritora Luciene Carvalho”. No lado direito da foto, o texto “Magistratura e Sociedade” e, abaixo, “Assista agora! 24º episódio”. Assinam a peça os logos do Poder Judiciário e da Esmagis-MT.
Lígia Saito
Assessoria de Comunicação
Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT)