Está no ar o 35º episódio do programa Explicando Direito, com uma entrevista com o professor doutor José Barroso Filho, ministro do Superior Tribunal Militar (STM). A conversa foi conduzida pelo juiz coordenador das atividades pedagógicas da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT), Antônio Veloso Peleja Júnior.
Na oportunidade, foram abordados assuntos relativos à carreira da magistratura, à história de vida do convidado, sua visão de mundo e ponto de vista sobre diferentes assuntos atuais.
“O magistrado tem que ter essa visão humanista. Claro que ele tem que saber jurisprudência, mandado de segurança, doutrina, mas a quem se destina? O que realmente eu, enquanto magistrado, posso fazer em prol da minha comunidade, de estabilização, de vislumbrar, de abrir portas para o futuro? Isso é uma introjeção de valores e princípios”, ponderou o ministro.
Barroso Filho é professor doutor em Educação, Arte e História da Cultura e defende os pilares da educação como a principal forma de mudar o mundo. Foi juiz de Direito em Pernambuco e na Paraíba, tendo atuado na Infância e Juventude. Também foi promotor de Justiça na Bahia, foi vice-presidente e corregedor da Justiça Militar da União, juiz federal da Justiça Militar da União, com atuação nas cinco regiões do Brasil; juiz auxiliar da Presidência do STM; e juiz auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça.
Atuou ainda como diretor-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados da Justiça Militar da União (Enajum), ministro ouvidor do STM e é membro titular da Academia Brasileira de Direito.
Ao longo da entrevista, o magistrado falou sobre a importância de se ter uma visão humanista na magistratura, buscando técnicas que tragam encaminhamentos para questões humanas.
“Se você é magistrado, tem um mínimo de humanidade e percebe que você tem a possibilidade, usando a técnica, de fazer a diferença, você está no lugar certo! Por isso que é fundamental as escolas capacitarem os magistrados para isso. Dar esse cabedal técnico, mas também investir em cursos humanísticos, em trazer discussões sociológicas, discussões políticas. Não pode olhar a realidade por uma lente monotemática”, opinou.
A entrevista está disponível no canal do YouTube do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.
#ParaTodosVerem – Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Imagem 1: Arte colorida em tons de verde onde aparece, na lateral superior esquerda, o nome do programa “Explicando direito”. No lado esquerdo, a foto do convidado. Ele é um homem branco, de cabelos grisalhos e óculos de grau. Ao centro, está escrito “Assista agora 35º episódio”. Abaixo, o nome “Ministro José Barroso Filho”. Assina a peça os logos do Poder Judiciário e da Esmagis-MT.
Lígia Saito
Assessoria de Comunicação
Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT)