Mais de 7,3 toneladas de papel foram doadas pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) para a Associação de Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis Mato Grosso Sustentável (Asmats), nesta quarta-feira (17 de julho). O material é oriundo das Comarcas de Porto dos Gaúchos, Nova Ubiratã, Primavera do Leste e Lucas do Rio Verde e estava armazenado no Arquivo Central do Poder Judiciário, localizado na Avenida Getúlio Vargas, em Cuiabá.
A gestora administrativa do Arquivo Central, D’Arc Lucimar Fialho de Arruda, explica que a doação é respaldada por um termo de cooperação existente desde 2019 entre o Tribunal e a Asmats. Além disso, os documentos encaminhados para descarte seguem requisitos previstos no Projeto de Gestão Documental e Arquivística do TJMT.
“O Arquivo é responsável por receber esses materiais que chegam das comarcas para descarte. E esses materiais são doados para a associação que tem convênio com o Tribunal de Justiça. Então eles recebem esse material e depois eles passam para uma outra empresa, que é responsável por fazer a reciclagem. Então, todo esse material já veio das comarcas com as suas tabelas de temporalidade aplicadas, com suas publicações de editais de eliminação e de ciência, tudo conforme a norma de Gestão Documental e Memória”, informa.
A presidente da Asmats, Icleide de Jesus Basílio, afirma que a doação chegou em boa hora e vai ajudar muito as famílias associadas. “É muito importante porque isso nos ajuda muito! A gente paga contador, paga despesas do barracão, compra alimentação. Tem que tirar um pouquinho pra cada um. Hoje mesmo, estava pensando que preciso pagar um documento e não tinha dinheiro. Temos essa parceria com o Tribunal desde 2019 e a gente pretende continuar”, afirma.
O descarte responsável de papel é uma das formas que o Judiciário Estadual pratica a sustentabilidade, garantindo não somente a destinação correta de resíduos recicláveis e gerando renda para famílias que trabalham na associação. Em 2023, mais de 15 toneladas (15.189,351 quilos) de documentos foram destinados à Asmats para a reciclagem.
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Primeira imagem:n foto colorida que mostra a carroceria de um caminhão estacionado na calçada do Arquivo Central, carregado de bags com caixas de papel. Uma mulher e um homem, usando camiseta verde da Associação de catadores, e um servidor do Tribunal, usando camiseta azul marinho, estão carregando as caixas. Segunda imagem: foto colorida mostrando diversas caixas na entrafa do arquivo central. Duas pessoas estão colocando as caixas na carroceria do caminhão.
Celly Silva
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT