Sedec leva cultura cuiabana, pantaneira, indígena e quilombola a evento nacional do turismo

Mato Grosso levará ancestralidade, cultura, etnoturismo, turismo de aventura e pesca esportiva ao 8º Salão Nacional do Turismo, que ocorre dos dias 8 a 11 de agosto, no Rio de Janeiro, promovido pelo Ministério do Turismo.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato Grosso (Sedec), via sua Adjunta de Turismo, terá um estande na macrorregião do Centro-Oeste, com um cenário ilustrativo do Pantanal. Os elementos cenográficos serão compostos com itens pantaneiros. No palco, haverá óculos de realidade virtual simulando um passeio de quadriciclo.

A recepção do estande ficará por conta da comadre Pitu. Além disso, o mestre Alcides Ribeiro fará performance de esculpir a viola de cocho. Nos dias 8 e 9, o chef Marcelo Cotrim ensinará a culinária mato-grossense aos visitantes.

Em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae/MT), a Sedec participará de diversos espaços distribuídos pela feira. No Espaço Experiência, trabalhará ações da pesca esportiva, turismo de aventura, etnoturismo, negócios e eventos.

No Espaço Brasil em Festa, serão retratados os festejos de São Benedito, da Cavalhada, dos Mascarados e da Dança do Congo. Já na ala Povos Originários, indígenas da etnia Parecis representarão Mato Grosso. O Espaço Afroturismo contará com membros do Quilombo Mata Cavalo, que farão rodas de conversas e oficinas de bijuterias afro. O espaço Cafés do Brasil contará com o café premiado Massepô, produzido na terra indígena Umutina.

Com apoio do Serviço Social do Comércio (Sesc) de Mato Grosso, o grupo Flor Ribeirinha se apresenta no palco principal, nos dias 9 e 10.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, aponta que essa é uma das maiores participações da Sedec em uma edição do Salão Nacional.

“Essa é uma de nossas maiores participações, é o momento. Com a internacionalização do aeroporto prestes a sair, devemos levar para o Brasil e para o mundo o que temos a oferecer. Teremos uma comitiva de mais de 56 pessoas, tudo isso graças as nossas parcerias com o Sebrae e o Sesc e, claro, o apoio da Secretaria”, explica César Miranda.

Salão Nacional de Turismo

Com o tema “Experiências do Brasil: o turismo responsável e inclusivo impulsionando o desenvolvimento sustentável”, o Salão Nacional do Turismo pretende estruturar, qualificar e tornar os serviços turísticos brasileiros acessíveis ao mercado, bem como apoiar e fomentar políticas públicas do setor.

A entrada para o evento é gratuita e o ingresso pode ser retirado aqui.

Fonte: Governo MT – MT

Almanaque

Almanaque

O Almanaque Cuyabá é um verdadeiro armazém da memória cuiabana, capaz de promover uma viagem pela história em temas como música, artes, literatura, dramaturgia, fatos inusitados e curiosidades de Mato Grosso. Marcam presença as personalidades que moldaram a cara da cultura local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *