Com 7 votos a favor do seu nome, a promotora de Justiça do Ministério Público de Mato Grosso, Lindinalva Correia Rodrigues será contemplada pelo Conselho Estadual dos Direitos Humanos da Mulher (CEDM-MT) com o Prêmio Estadual Ruth Marques Corrêa da Costa, na categoria “Personalidade Homenageada em Vida”. A honraria reconhece sua atuação no enfrentamento à violência doméstica e familiar, sendo a primeira promotora de Justiça a aplicar a Lei Maria da Penha no Brasil. Também receberá a premiação, nessa categoria, a primeira-dama do Estado de Mato Grosso, Virginia Mendes.
A premiação, que está em sua 9ª edição, será entregue durante o encerramento do evento alusivo à campanha “Agosto Lilás”, no dia 27 de agosto (terça-feira), no Hotel Fazenda Mato Grosso. Na categoria ‘In Memoriam’, Elizabeth Aracy Rondon Amarante será reconhecida por sua dedicação às causas indígenas.
Além da premiação, a promotora de Justiça ministrará uma palestra. A programação contará com as participações da presidente nacional da União Brasileira de Mulheres, Vanja Andrea Santos; da assistente social e membro do Instituto de Mulheres Resignadas – INAMUR, Rafaela Damasceno, e da delegada titular da Delegacia Especializada da Defesa da Mulher em Cuiabá, Judá Marcondes.
AGOSTO LILÁS – A campanha “Agosto Lilás” foi criada para intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha e garantir mecanismos específicos de combate à violência, além de promover serviços especializados para atendimento às vítimas e os meios de denúncia disponíveis.
Fonte: Ministério Público MT – MT