Perícia e imagens vão ajudar polícia a identificar autor de crime em VG

Imagens de um homem com um galão nas mãos chegando ao terreno em que 12 gatos foram mortos queimados nesta semana em razão de um incêndio, no município de Várzea Grande, vão ajudar a polícia a identificar o suposto autor do crime. Em entrevista concedida à Rádio CBN Cuiabá, nesta quarta-feira (21), a delegada Liliane Murato, que atua na Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), disse que foi requerida perícia no local para auxiliar as investigações.

O bate-papo na rádio CBN, que acontece este mês todas as segundas e quartas-feiras, das 9h às 10h da manhã, integra a programação das campanhas de defesa do meio ambiente e da causa animal lançadas pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso e parceiros. As entrevistas relativas às duas temáticas seguirão até a próxima semana.

Segundo a delegada, o terreno servia de abrigo para aproximadamente 50 gatos da região. “Estamos com as imagens e trabalhando para tentar identificar essa pessoa que, a princípio, cometeu crime de maus-tratos, pois estando naquele local dificilmente não teria visto os animais”, destacou a delegada.

O número de denúncias contra maus-tratos de animais, conforme a delegada, tem aumentado consideravelmente. Por semana, a Dema recebe cerca de 50 denúncias. “Algumas dessas denúncias são repetidas, outras infundadas, mas é certo que as pessoas estão procurando mais a delegacia e realizando denúncias”, observou.

A delegada explicou que a Dema atua em várias frentes de combate aos crimes ambientais. O trabalho inclui o enfrentamento aos crimes contra a fauna, flora, poluição, ordenamento urbano e patrimônio cultural, e nos crimes contra a administração ambiental, como, por exemplo, pesca predatória, maus-tratos de animais, desmatamento, extração ilegal de madeira, inserção de créditos de carbono virtuais, entre outros.

Somente no primeiro semestre deste ano, a unidade especializada da Polícia Judiciária Civil já deflagrou mais de 30 operações para proteção e preservação da fauna e flora dos mais de 900 mil km ² do território mato-grossense.

Assista aqui a íntegra da entrevista

Fonte: Ministério Público MT – MT

Almanaque

Almanaque

O Almanaque Cuyabá é um verdadeiro armazém da memória cuiabana, capaz de promover uma viagem pela história em temas como música, artes, literatura, dramaturgia, fatos inusitados e curiosidades de Mato Grosso. Marcam presença as personalidades que moldaram a cara da cultura local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *