O Tribunal do Pleno de Mato Grosso aprovou, por unanimidade, a atribuição do nome do desembargador Luís Carlos da Costa, falecido no dia 10 de maio, ao Plenário 2, do TJMT. A proposição de uma homenagem póstuma ao magistrado ocorreu durante a sessão extraordinária do dia 19 de agosto.
Estudioso, íntegro, justo e espirituoso estão entre as qualidades destacadas pelos colegas de magistratura ao aprovarem a proposta, subscrita pelos desembargadores (as): Márcio Vidal, Guiomar Teodoro, Maria Erotides, Helena Bezerra Ramos, Maria Aparecida Fago, Sebastião de Arruda Almeida, Vandymara Galvão Ramos, Rodrigo Roberto Curvo, José Luiz leite Lindote e Marcos Regenold Fernandes.
“Como não rendermos homenagem póstuma ao desembargador Luiz Carlos da Costa? Em sua vida profissional, se fez homem dedicado à magistratura Mato Grosso. Em quase 40 anos, atuou de maneira exemplar, com ética e competência. Sempre comprometido com a justiça, atributo que o qualifica para rendermos essa homenagem póstuma”, declarou a desembargadora Clarice Claudino da Silva, presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.
Ainda conforme a presidente do TJMT, a homenagem é singela, perto do que o colega de magistratura representou. “Sempre um exemplo de força, capacidade, tenacidade e dedicação, de modo que reverberará eternamente em nossas mentes e corações.”
Luís Carlos da Costa nasceu no dia 23 de fevereiro de 1957, no município de Várzea Grande. Ingressou na carreira como juiz substituto em 1985. Desde então, atuou nas comarcas de Alto Araguaia, Diamantino, Barra do Garças, Rondonópolis e Cuiabá.
No dia 31 de agosto de 2011, assumiu como desembargador, com atuações na quarta Câmara Cível e na segunda de Direito Público e Privado. Dedicado ao trabalho, Luís Carlos da Costa também integrava a Segunda Câmara de Direito Público e Coletivo, Turma de Câmaras Cíveis Reunidas de Direito Público e Coletivo e Seção de Direito Público e Coletivo.
Homenagens – Durante a aprovação, a desa. Maria Erotides considerou que o ato é um presente para todos. “Nós é que somos homenageados em ter uma sala com o nome de sua excelência”.
O des. Marcos Machado, reforçou uma das qualidades do colega. “Um exemplo de retidão compromisso. Esta homenagem é mais que merecida”.
O Des. Rondon Bassil Dower Filho fez questão de destacar a característica marcante do colega de turma, que fazia “sentenças alegres e espirituosas, em formas de poemas que nos farão sentir saudade”.
O lado cuidadoso do des. Luís Carlos da Costa foi lembrado pelo des. Mário Kono.
“Tenho que registrar que o desembargador Luís Carlos tinha uma qualidade: a de se preocupar com os colegas. Estava sempre atendo, e, se por algum lapso algo não era visto, com toda educação, ele procurava demonstrar, sempre visando uma decisão mais justa”.
Já a desa. Helena Maria Bezerra recordou do tempo em que atuou com o colega, o qual o considerava um grande estudioso.
“Quando vim para a Câmara de Direito Público, confirmei o que já sabia, que o desembargador Luiz era uma pessoa íntegra, séria, do bem, justa e muito preocupada com as decisões, para com as pessoas que estavam nos processos. Um grande estudioso! Era um exemplo para mim, fico muito sentida de ter partido tão cedo”, finalizou.
Priscilla Silva
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT