A saúde emocional e a prevenção ao suicídio serão alguns dos assuntos abordados no 9º encontro do projeto Círculos Coloridos na Saúde do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Chapada dos Guimarães (68 km de Cuiabá), que terá como tema a campanha ‘Setembro Amarelo’. A ação será realizada no espaço Mandala dos Anjos, no dia 13 de setembro, às 13h30. O projeto consiste na adoção da metodologia da Justiça Restaurativa, ao formar Círculos de Construção de Paz temáticos mensais com profissionais e usuários do sistema de saúde.
O encontro desta semana reunirá profissionais da saúde, pacientes e seus familiares em um momento de escuta ativa e acolhimento. A seleção dos participantes será feita pelas secretarias municipais de saúde dos municípios de Chapada dos Guimarães, Nova Brasilândia e Planalto da Serra.
Para o juiz coordenador do projeto e do Cejusc de Chapada dos Guimarães, Leonísio Salles de Abreu Júnior, a intenção é aproximar todos os envolvidos no processo de um tratamento.
“É importante demonstrar aos profissionais da saúde a melhor forma de acolher o paciente que está com a saúde mental abalada. Dessa forma, o acolhimento ocorre com mais empatia, a partir de uma escuta ativa e sem julgamentos. Tudo isso é feito no círculo de paz, onde é construído um ambiente seguro para este objetivo”, explica o magistrado.
Conforma o juiz Leonísio de Abreu, a expectativa é criar um momento que transcenda as questões propriamente médicas ou terapêuticas. O encontro deve ampliar a compreensão das relações médico-paciente e família.
“O local escolhido, a Mandala dos Anjos, é uma das maiores do mundo e está aqui em Chapada dos Guimarães. É um centro potencializador de energias positivas. Todos que estiveram lá entrarão nesse processo de potencializar a frequência de bem-estar e cuidado com saúde mental”, observa.
Criados em janeiro deste ano, os Círculos Coloridos na Saúde são uma iniciativa do Cejusc Chapada dos Guimarães, sob a coordenação do juiz Leonísio Salles de Abreu Júnior. Os encontros promovem temáticas referentes às campanhas mensais da área da saúde, com abordagens destinadas à conscientização, prevenção e enfrentamento de doenças. Neste período, temas como o aleitamento materno, doação de sangue, autismo e obesidade foram abordados em encontros.
Os Círculos de Construção de Paz são realizados por facilitadores da Comarca de Chapada dos Guimarães, todos credenciados pelo Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa (NugJur).
Priscilla Silva
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT