Concursos do TJMT: biblioteca do Tribunal de Justiça é opção de local de estudo para candidatos

Com dois concursos em andamento, sendo um para magistrados e outro para servidores, a biblioteca do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) “Desembargador Omar Rodrigues de Almeida” tem sido local de estudos de concurseiros, que encontram toda estrutura para realizar sua preparação com conforto e tranquilidade, já que o espaço também é aberto para o público externo. 
 
A enfermeira recém-formada, Yasmin Sacal, é uma das usuárias da biblioteca do TJMT, que inclusive já obteve resultados positivos em suas leituras no local. “Eu já utilizo a biblioteca há algum tempo, desde o ensino médio, na verdade. Sou formada em Enfermagem pela UFMT e estudava aqui para o Enem nessa mesma biblioteca. Agora, eu pretendo estudar para o concurso do Tribunal de Justiça, que está previsto para dezembro”, conta. 
 
Para o concurso público para ingresso na carreira da magistratura de Mato Grosso, estão inscritos 1.826 candidatos, que concorrem a cinco vagas de juiz substituto. A prova objetiva está prevista para ocorrer no dia 17 de novembro de 2024. O concurso para servidores (analista judiciário, técnico judiciário e oficial de justiça) encerrou suas inscrições no último dia 29 de outubro e a prova objetiva está prevista para ocorrer no dia 15 de dezembro de 2024. A banca de ambos os certames é a Fundação Getulio Vargas.
 
Yasmin elogia o espaço que desfruta no Tribunal e incentiva que mais pessoas busquem se preparar ali. “A estrutura é ótima, é climatizada, é um ambiente silencioso, que as pessoas respeitam. Eu gosto bastante! Para o concurso do Tribunal, tem livros de Direito, dá para encontrar facilmente. Eu costumo vir no período da tarde e pretendo vir todos os dias”, afirma. 
 
O ambiente é climatizado, com sala de leitura e 32 cabines individuais para estudo, além de acesso à internet por wifi. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18:45h, sendo o período matutino exclusivo para servidores e colaboradores e, a partir das 12 horas, aberto para o público em geral. 
 
A biblioteca do TJMT oferece aos estudantes um vasto acervo, predominantemente jurídico, com mais de 10.900 títulos. É possível ser feito o empréstimo dos exemplares, por até uma semana, desde que o interessado seja servidor do Poder Judiciário, incluindo as comarcas de todo o estado. 
 
Além de optar por um ambiente de estudos prático e confortável, é importante que o estudante desenvolva hábitos que o auxiliem a alcançar o seu desempenho máximo. Caso contrário, pode surgir a procrastinação, que é o ato de postergar e acumular determinadas tarefas, levando a desmotivação daquela pessoa. 
 
Como estratégia para se evitar a procrastinação, muitos estudantes têm procurado investir em métodos de estudo, a exemplo do mapa mental (estrutura visual para memorizar conteúdos), técnica Pomodoro (realizar tarefas em blocos de 25 minutos) ou o método Robinson (explorar, perguntar, ler, rememorar e revisar). Além disso, fazer intervalos de descanso e manter o corpo hidratado também são dicas que devem ser levadas em consideração. 
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão de pessoas com deficiência visual. Descrição da imagem: Foto de busto da Yasmin Sacal pegando um livro na prateleira e olhando para a foto. Ela é uma jovem branca, de olhos e cabelos castanhos escuros, usando uma blusa azul clara com estampa de flores rosas. Ela está em um corredor da biblioteca. Ao fundo, é possível ver outra estante cheia de livros.  Foto 2: Foto colorida da entrada da biblioteca no TJMT, cuja fachada é de madeira, com uma placa de inauguração na parede. O interior tem piso de mármore preto, paredes brancas, prateleiras repletas de livros e um bebedouro. 
 
Celly Silva/Fernanda Calazans/Fotos: Ednilson Aguiar/Alair Ribeiro 
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT 
 
 
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Check Also

TJMT mantém pena de homem condenado por homofobia em Guarantã do Norte

O TJMT manteve a condenação de um homem que discriminou uma jovem por sua orientação …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *