Corregedoria de Mato Grosso cria Manual de Rotina para PJeCor

A Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso (CGJ-TJMT) criou um Manual de Rotinas para magistrados sobre o Processo Judicial Eletrônico das Corregedorias (PJeCor), que é o  sistema informatizado único usado por todas as Corregedorias do país. O objetivo é padronizar o uso do sistema e facilitando a vida do usuário do sistema. O provimento que trata do Manual foi publicado terça-feira (15), no Diário Oficial da Justiça (DJE).
 
“Essa é uma inovação da Corregedoria da Justiça de Mato Grosso. O PJeCor é essencial para o bom andamento dos procedimentos internos, e este material foi elaborado para orientar magistrados e servidores que utilizam o sistema, especialmente nos procedimentos de caráter disciplinar”, destacou o corregedor-geral da Justiça, desembargador Juvenal Pereira da Silva.
 
Segundo o corregedor, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) solicitou uma cópia do material para que possa ser utilizado pelas demais corregedorias do país. “Ficamos felizes em contribuir, ao mesmo tempo, em que compartilhamos conhecimento e boas práticas com colegas de outras regiões. Isso reflete mais eficiência e transparência para todo o Poder Judiciário”, completou.
 
O material foi desenvolvido pelo Departamento Judiciário Administrativo (DJA), sob a coordenação da diretora Manoeli Tenuta. “Para sanar dúvidas ou dificuldades, elaboramos este Manual de Rotinas com o objetivo de facilitar a compreensão do sistema e otimizar o trabalho de todos. O conteúdo é didático e pode ser acessado de forma online”, explicou a diretora.
 
O PJeCor é um sistema informatizado único para todas as corregedorias, criado para unificar e padronizar a tramitação dos procedimentos administrativos, garantindo mais eficiência, transparência e economia na atuação dos órgãos correcionais. O Tribunal de Justiça de Mato Grosso foi um dos primeiros no país a utilizar o sistema, em janeiro de 2021.
 
Em setembro de 2023, a convite do CNJ, a diretora do DJA ministrou um curso sobre o sistema para cerca de 300 servidores e magistrados brasileiros. “É muito positivo quando podemos compartilhar conhecimento e trocar experiências com colegas de outros estados. Tanto o curso quanto o Manual foram elaborados de forma criteriosa para atender às necessidades de todos que utilizam a ferramenta”, avaliou Manoeli Tenuta.
 
 
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão de pessoas com deficiência visual. Descrição da imagem: Foto1: Imagem horizontal colorida. A servidora está em pé e sorri para foto. Ela é uma mulher branca, cabelos na altura dos ombros, usa uma blusa estampada escura. Ao fundo, uma parede branca. Foto 2: Print de um trecho do Manual.
 
Gabriele Schimanoski
Assessoria de Comunicação da CGJ-TJMT
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Almanaque

Almanaque

O Almanaque Cuyabá é um verdadeiro armazém da memória cuiabana, capaz de promover uma viagem pela história em temas como música, artes, literatura, dramaturgia, fatos inusitados e curiosidades de Mato Grosso. Marcam presença as personalidades que moldaram a cara da cultura local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *