Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
product
  • Home
  • >
  • Cuiabanômetro
  • >
  • Fatos que marcaram Cuiabá no histórico e inesquecível dia 8 de novembro

Fatos que marcaram Cuiabá no histórico e inesquecível dia 8 de novembro

1805
Falece em Vila Bela o governador capitão-general Manoel Carlos de Abreu Menezes, vítima de febres palustres. Assume interinamente uma junta conforme o alvará de 1770: o ouvidor Sebastião Pita de Castro (substituído em 24 de maio por Gaspar Pereira da Silva Navarro), o oficial mais graduado Ricardo Franco de Almeida Serra (assume em 12 de dezembro de 1806), e o vereador mais velho José da Costa Lima (substituído por Francisco de Salles Brito em 1º de janeiro de 1807).

1893
Morre em Fortaleza, em tratamento médico, o cuiabano Viriato de Cerqueira Caldas, nascido em 1852. Formado em Medicina no Rio, resistiu à vocação imposta pelo pai, que queria afastá-lo de um amor juvenil. Viúvo precocemente e sem herdeiros, destinou grande parte de sua fortuna à Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá.

1903
Funda-se em Corumbá, por iniciativa do farmacêutico Manoel da Silva Pereira, a Sociedade de Beneficência Corumbaense, visando à criação de um hospital de caridade. Após cinco anos de empenho coletivo, a pedra fundamental do Hospital foi lançada em 1º de janeiro de 1909, consolidando uma das mais respeitadas instituições da cidade.

1945
O desembargador Olegário Moreira de Barros assume o governo estadual, transmitindo-o ao Dr. Wladislau Garcia Gomes em 8 de agosto de 1946.

1971
O presidente Emílio Garrastazu Médici lança, por meio do Decreto-Lei nº 1492, o Programa de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Prodoeste), com investimentos de Cr$ 650 milhões para o triênio 1972–1974, essencial ao progresso de Mato Grosso.

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fatos que marcaram Cuiabá no histórico e inesquecível dia 8 de novembro

Você não pode copiar conteúdo desta página