A Assembleia Legislativa sediou o lançamento do livro “Vai passar”, que fala sobre luta e superação após um diagnóstico de câncer. Escrito pela professora Jacy Proença, a obra, segundo descrição da própria autora, é permeada de um sentimento de renascimento que aparece no seu cotidiano para superar as dificuldades de uma das doenças mais temidas: o câncer. A cerimônia foi realizada no Salão Negro, na manhã desta terça-feira (20).
Destacando a importância da abertura de espaços para divulgação e promoção da cultura, o deputado Wilson Santos (PSD) participou da solenidade representando o presidente da Casa, deputado Eduardo Botelho. “A professora Jacy é uma referência para Mato Grosso, pois sempre se destacou pela participação social na administração pública e por seu protagonismo na luta pela igualdade racial e pela valorização da cultura regional”, afirmou o parlamentar. “Agora, mergulhando na literatura, ela traz um livro que já foi homenageado em Paris e em Roma”, complementou o deputado.
“A proposta do livro é servir de fonte de fé, de ânimo e de esperança frente aos desafios que a vida nos apresenta”, afirmou a escritora. Jacy, que é autora de outras obras, falou da importância da escrita como forma de dividir conhecimento e também vivências que impactem a vida das pessoas.
A defensora pública Rosana Leite tem uma participação na obra e falou da relevância social do relato que mostra o sofrimento e a superação. “Apesar de ter sido uma dolorosa experiência, a vivência da professora Jacy com certeza agrega muito para sociedade e, principalmente, para as mulheres”, afirmou. “Vem mostrar que é possível enfrentar problemas da forma que ela encarou, com paciência, com resiliência e com muita vontade de viver”, finalizou.
Fonte: ALMT – MT