Biblioteca Estadual Estevão de Mendonça comemora 112 anos de fundação com evento sobre história da instituição

Símbolo da cultura e da história mato-grossense, a Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça comemora os 112 anos de fundação nesta terça-feira (26.03) com um evento que celebra a representatividade e a história da instituição. Na data, o espaço cultural oferecerá palestras, apresentações artísticas e prática de meditação para o público. A ação é gratuita.

“A biblioteca é um patrimônio da sociedade mato-grossense, um espaço de convívio, de conhecimento, de informação e de cultura. É uma honra celebrarmos mais um ano de história e funcionamento desta instituição tão importante para a população cuiabana”, destaca o secretário adjunto de Cultura da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), Jan Moura.

A comemoração inclui as palestras ‘A história da Biblioteca Estevão de Mendonça e sua importância para a sociedade’ e a ‘A história e a importância do Palácio da Instrução para a arquitetura cuiabana’, com participação do superintendente de Preservação do Patrimônio Histórico e Museológico da Secel, Robinson de Carvalho Araujo. Além disso, o espaço cultural oferecerá para o público um momento de meditação, considerando os comprovados benefícios da prática para o corpo e a mente.  

“A Biblioteca Pública Estevão de Mendonça é um importante espaço de difusão de conhecimento e da cultura. Está localizada na região central, com fácil acesso, em um prédio histórico e arejado, onde o público pode desfrutar também de um momento de lazer. Além disso, oferece diferentes serviços para a população como visitas mediadas, salas de leitura e de estudos climatizadas, empréstimo de livros e laboratório de informática e acesso à internet”, destaca a gerente da instituição, Elienes Moreira.

A Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça foi fundada em 26 de março de 1912 e está localizada no Palácio da Instrução, centro histórico de Cuiabá.

É considerada a maior biblioteca pública de Mato Grosso, com aproximadamente 70 mil volumes em obras impressas e acervo informatizado, classificados em coleções temáticas: Mato Grosso, Obras de Referência, Obras Raras, Afro-Brasileira, Indígena, Braille, Literatura Infantil, Periódico, Literatura, Acervo Videoteca e Acervo Geral.

A instituição é um espaço cultural mantido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), e está localizada na Rua Antônio Maria, 151, centro de Cuiabá.
 

Fonte: Governo MT – MT

Almanaque

Almanaque

O Almanaque Cuyabá é um verdadeiro armazém da memória cuiabana, capaz de promover uma viagem pela história em temas como música, artes, literatura, dramaturgia, fatos inusitados e curiosidades de Mato Grosso. Marcam presença as personalidades que moldaram a cara da cultura local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *