Em alusão ao Setembro Amarelo, mobilização nacional de Prevenção ao Suicídio, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso lançou nesta terça-feira (10), a campanha com o slogan “Saúde mental também é Saúde”. A iniciativa tem como recorte dois transtornos mentais que podem ocorrer simultaneamente, ou não: a ansiedade e a depressão.
A subprocuradora-geral de Justiça Administrativa, Claire Vogel Dutra, destaca que a campanha faz parte do projeto Diálogos com a Sociedade. Enfatizou que o tema saúde mental constou no rol de temáticas debatidas no estúdio “bolha” que está no shopping Estação até sexta-feira (13).
“Além de trazer informações à sociedade sobre a rede de atendimento psicossocial existente no estado, também trouxemos a discussão sobre autismo”, explicou a subprocuradora-geral de Justiça Administrativa.
Como parte da campanha, dois vídeos sobre saúde mental estão sendo veiculados pela TV Centro América. O assunto também será abordado em entrevistas que ocorrerão às quartas-feiras, a partir do dia 18 de setembro, na Rádio CBN Cuiabá. Oudoors e busdoor com mensagens sobre o assunto também estão sendo veiculadas em pontos estratégicos.
Prevenção – “O Setembro Amarelo – seus reveses e possibilidades” é o tema de uma mesa redonda que o Programa Vida Plena realizará na próxima terça-feira (17), às 16h. O evento ocorrerá no Espaço Vida Plena (anexo II da Procuradoria-Geral de Justiça), com transmissão pelo Teams.
“Com essa campanha, pretendemos destacar a importância da saúde mental e estimular práticas que contribuam para o bem-estar dos integrantes. Ao promover um ambiente de trabalho saudável e acolhedor, buscamos melhorar a qualidade de vida de todos e fortalecer os laços entre a equipe”, acrescentou a subprocuradora-geral de Justiça Administrativa.
Participarão da roda de conversa a psicóloga e vice-presidente do Conselho Regional de Psicologia, Keli Virgínia Ebert, o psiquiatra Rodrigo de Jesus e a subprocuradora-geral de Justiça Administrativa, Claire Vogel Dutra.
Assista ao primeiro vídeo da campanha aqui. O segundo será lançado na próxima semana.
Fonte: Ministério Público MT – MT