Serão ofertadas 44 vagas para pacientes regulados pelas unidades de saúde ou hospitais via Sistema de Regulação (Sisreg) e 30 vagas disponíveis para pacientes que buscarem a unidade com lesões ou manchas que não cicatrizam há mais de 15 dias.
A iniciativa do Ceope ocorre em consonância com a campanha nacional Julho Verde, destinada à conscientização e ao combate do câncer de cabeça, pescoço e boca, e ao Dia o Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço, que é celebrado em 27 de julho.
“Todas as unidades especializadas da SES prestam um atendimento diferenciado ao cidadão e com o Ceope não é diferente. Sabemos da importância do diagnóstico precoce do câncer e, por isso, essa é uma ação fundamental, que facilita o acesso ao serviço para possível diagnóstico e tratamento”, disse o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.
No dia da ação, a unidade e a equipe de cirurgiões-dentistas se dedicarão exclusivamente ao atendimento de pacientes que possuem algum tipo de alteração, como lesão ou mancha/placa na região da cabeça e do pescoço.
“Neste dia, os esforços da nossa unidade serão dedicados ao atendimento exclusivo dos casos suspeitos para câncer de cabeça, boca e pescoço. O diagnóstico tardio é um dos principais problemas para o tratamento e ocorre em 60% dos casos”, explica a diretora do Ceope, Martha Aquilino.
A secretária adjunta de Unidades Especializadas da SES, Caroline Dobes, destacou a importância da ação na estratégia de rastreamento de casos de câncer e ainda ressaltou que o incentivo ao diagnóstico precoce é fundamental para reduzir os impactos na saúde dos pacientes
“O diagnóstico precoce atenua os impactos na saúde dos pacientes, o Ceope, já consolidado como centro de referência no estado, oferece uma estrutura de qualidade e profissionais capacitados para essa ação. Será possível proporcionar um atendimento de excelência, além de promover o diagnóstico, garantindo que os casos sejam encaminhados para o tratamento adequado”, finalizou a gestora.
Outros serviços
A unidade é referência no atendimento odontológico de pessoas com deficiência, que são regulados pelas Unidades de Saúde ou hospitais via Sistema de Regulação (SISREG).
O Ceope oferece as especialidades de endodontia, periodontia, cirurgia oral menor, dentística, prótese e odontopediatria. Os profissionais do Ceope também prestam serviços para pacientes em home care e para aqueles que precisam de anestesia geral.
Fonte: Governo MT – MT