Este artista demonstrou inclinação às artes desde cedo. A carreira de Clovis Irigaray (Alto Araguaia, MT – 1949) começa em 1968 com a exposição Cinco Artistas de Mato Grosso, que passa pela galeria do Cine Bela-Artes de São Paulo (SP) e pelo XXIII Salão Municipal de Belo Horizonte (MG). Integrante da segunda geração de artistas mato-grossenses, é um dos grandes representantes da pintura moderna no Estado.
Em 1974 participa da Bienal Nacional de São Paulo, e, em 1975, da XXIV edição do Salão Nacional de Arte Moderna do Rio de Janeiro, onde é consagrado com o prêmio aquisição no VI Salão Paulista de Arte Contemporânea. A partir deste período imerge na temática indigenista com enfoque hiper-realista, elementos que marcariam a maior parte de sua produção futura.
Fez parte da exposição Panoramas das Artes de Mato Grosso, no Museu de Arte e Cultura Popular da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e de diversas outras por diferentes estados do Brasil. Em 2013, foi nomeado embaixador das artes pela Academia Francesa de Artes, Letras e Cultura e também foi convidado para expor seu trabalho no Museu do Louvre, em Paris.