Comarca de Nobres encerra semana de atividades da Corregedoria Participativa

Encerrando a semana de atividades, o Programa Corregedoria Participativa passou por Nobres nesta quinta e sexta-feira (12 e 13.09). Esta é a 70ª comarca visitada desde o início da gestão do corregedor-geral da Justiça, desembargador Juvenal Pereira da Silva, somando 262 unidades judiciais correicionadas de forma presencial.
 
Durante a visita a comitiva da Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso fortaleceu os laços, ouviu as principais demandas da Comarca, fomentou a troca de ideias e paralelamente realizou correições nas unidades judiciais para melhorar a prestação jurisdicional.
 
“A ideia é nos aproximarmos das pessoas e dividirmos com os senhores instrumentos para melhor atendermos aos cidadãos. Esses encontros permitem a troca de experiências e a identificação de oportunidades para aprimorar a atuação do Judiciário. Obrigado a todos pela recepção e sempre digo a Corregedoria está de portar abertas para vocês”, pontuou o desembargador Juvenal Pereira.
 
O juiz da Vara Única de Nobres, Daniel Campos Silva de Siqueira, ressaltou que é louvável a implantação deste programa. “Agradecemos a visita do corregedor, desembargador Juvenal Pereira, e sua equipe é uma honra recebê-los. Essa é uma oportunidade ímpar para interagir com a Corregedoria e nós estamos sempre focados em melhorar nossos índices, assim como os serviços prestados a população. Desde que assumi diminuímos em 15% o número de processos acumulados, isso só ocorreu porque todos trabalharam em prol desse objetivo”, disse.
 
A importância de poder falar diretamente com o corregedor também foi destacado pelo servidor Charles Fernandes. “Estamos contentes pela oportunidade de aprendizado pela troca de conhecimento. Assim como o juiz Daniel falou estamos focados em uma prestação jurisdicional melhor”, afirmou.
 
Em seguida, o juiz auxiliar da Corregedoria, Emerson Cajango, conduziu um “bate-papo” sobre gestão de gabinete e secretaria. Ele interagiu com servidores e magistrados e discutiu os desafios enfrentados pelo Judiciário na Comarca. O magistrado citou as metas do CNJ, indicou prioridades, ofereceu insights sobre administração judiciária, respondeu alguns questionamentos e anotou dificuldades relatadas pelos servidores para reportar aos setores responsáveis. Paralelamente, Cajango e sua equipe conduziram as correições presenciais nas unidades judiciais, atendendo à determinação do CNJ.
 
“Falamos sobre diversos assuntos, mas um que chama bastante atenção e que sempre repasso aos servidores e magistrados é o conceito de ‘Trim Tab’, que é um pequeno dispositivo que movimenta o timão, aparelho que permite governar uma embarcação e que utiliza o leme para modificar o rumo do barco. Com essa analogia é possível entendermos que com pequenas ações no trabalho há grandes resultados”, destacou Cajango.
 
 
Entre os bons hábitos a serem implementados no dia a dia, o magistrado citou: ser positivo, diálogo permanente e fluido entre secretaria e gabinete (unidade judiciária) e a necessidade de comemorar e reconhecer pessoas e resultados.
 
O corregedor, desembargador Juvenal Pereira, ainda visitou o promotor Willian Ogama na nova sede do Ministério Público em Nobres. “Agradeço a visita, inauguramos este ano esse espaço e estamos felizes em proporcionar mais conforto aos servidores e a população. Estamos sempre de portas abertas ao Judiciário. O juiz Daniel faz um excelente trabalho na Vara, ele recentemente conseguiu dar vazão a um grande número de processos, melhorando a taxa de congestionamento. O que é muito importante”, elogiou o promotor ao corregedor.
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão de pessoas com deficiência visual. Descrição da imagem: Foto 1 – Corregedor fala com servidores e magistrado no auditório do Tribunal do Júri no Fórum de Nobres. Foto 2 – Em frente a sede do MPE em Nobres, corregedor e promotor posam para foto.
 
 
Larissa Klein
Assessoria de Imprensa CGJ

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Almanaque

Almanaque

O Almanaque Cuyabá é um verdadeiro armazém da memória cuiabana, capaz de promover uma viagem pela história em temas como música, artes, literatura, dramaturgia, fatos inusitados e curiosidades de Mato Grosso. Marcam presença as personalidades que moldaram a cara da cultura local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *