Corregedor recebe alunos de Direito durante visita ao Projeto Nosso Judiciário

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) recebeu, nesta segunda-feira (03 de junho), uma turma de alunos do curso de Direito da Faculdade Uniasselvi, do campus da cidade de Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, para participar de mais uma edição do “Projeto Nosso Judiciário”.
 
A ação oportuniza que futuros profissionais conheçam as dependências do Palácio da Justiça, bem como o funcionamento de todo o Poder Judiciário. Há ainda um momento de interação com desembargadores e juízes da corte.
 
Durante a visita ao Espaço Memória, a pedido da presidente do TJMT, desembargadora Clarice Claudino, os estudantes foram recebidos pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Juvenal Pereira da Silva, que falou sobre os 150 anos do Tribunal, explicou o papel da Corregedoria, tirou dúvidas dos alunos e fez um resumo da sua história na magistratura.
 
O local foi reinaugurado na última quarta-feira (29 de maio) como parte das comemorações dos 150 anos do Tribunal. O local passou por revitalização para adequação física e conservação dos mais de 200 itens históricos do Poder Judiciário Estadual. São livros, processos, atas, fotografias, mobílias e até um quadro “óleo sobre tela” de Dom Pedro II, datado de julho de 1878.
 
“Estar aqui neste local que guarda e preserva a história do Tribunal ao lado de tantos jovens é uma honra. Daqui sairão futuros colegas, magistrados, nobres advogados, promotores, defensores. Estou aqui para compartilhar e aprender com eles. Esse é sem dúvida um projeto muito interessante que aproxima o Poder Judiciário do cidadão, um trabalho relevante da justiça para toda a sociedade”, disse o corregedor. Ele pediu ainda que os alunos não parem de sonhar, agradeceu a presença de todos e entregou um glossário jurídico desenvolvido pelo TJMT.
 
A acadêmica Sandra de Oliveira Coelho, que veio de São José do Divino (MG) e reside em Mato Grosso há seis anos, disse que a experiência foi enriquecedora e que aos 53 anos está em busca de mais um sonho: ser magistrada. “Eu estou no segundo período ainda, mas é uma satisfação enorme estar aqui, conhecer a estrutura, ouvir o corregedor e receber das mãos dele esse glossário. Me deu mais motivação para continuar. Estou determinada e nunca é tarde, né? Tenho 53 anos e há 36 anos longe de uma sala de aula, mas estou aqui para realizar meu sonho de pequena”, disse.
 
A professora de Direito Penal, Gabriella Lopes de Azevedo, Coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas disse que é gratificante a oportunidade de trazer os alunos até o Palácio da Justiça. “Dentro da sala de aula a gente ensina mais as teorias, então, aqui, eles aprendem um pouco mais da prática e aproxima o estudante da realidade do Poder Judiciário. Muitos deles nunca tiveram a oportunidade de estar aqui. É um projeto pioneiro, extremamente relevante e importante para a formação acadêmica deles, do qual estamos felizes em participar”, disse.
 
Para agendar uma visita ao Palácio da Justiça de Mato Grosso, entre em contato pelos números (65) 3617-3032 ou 3617-3516.
 
#ParaTodosVerem – Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição da Foto 1: O corregedor-geral do TJMT fala com os acadêmicos de Direito, dentro da sala “Memorial do Judiciário Mato-grossense”. Foto 2: Duas alunas observam as peças do acervo histórico do Memorial. Foto 3: Corregedor posa ao lado de alunos após visita guiada.
 
Gabriele Schimanoski/ Fotos: Alair Ribeiro
Assessoria de Imprensa da CGJ-TJMT
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Almanaque

Almanaque

O Almanaque Cuyabá é um verdadeiro armazém da memória cuiabana, capaz de promover uma viagem pela história em temas como música, artes, literatura, dramaturgia, fatos inusitados e curiosidades de Mato Grosso. Marcam presença as personalidades que moldaram a cara da cultura local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *