Escola da Magistratura certifica juízes e servidores no curso Formação de Formadores

Por meio de oficinas e dinâmicas que desenvolvem competências, magistrados e servidores que atuam na ensinagem de adultos finalizaram o curso Formação de Formadores (Fofo), ofertado pela Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT). A atividade tem como objetivo possibilitar aos formadores realizarem ações educativas que ampliem as possibilidades de compreensão e condução na prática educativa, a partir de discussão e debates mais aprofundados.
 
O curso foi finalizado na sexta-feira (9 de agosto), na sede da Esmagis-MT, com a parceria da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). Todos os cursistas receberam certificados de conclusão do Módulo.
 
Um dos formadores, o professor Fernando Alves, apontou que essa é a oportunidade de aperfeiçoar magistrados e servidores na formação de adultos. “Uma vez que a sua formação de base não desenvolveu competências para o exercício docente, é necessária uma preparação para que possam atuar em sala de aula na formação inicial e/ou continuada de magistrados.”
 
Vladimir Vitovsky, também professor e juiz federal da 4ª Região, explicou que a atividade jurisdicional e de formação estão intimamente integradas. “A gente vê isso nos depoimentos dos colegas. Tanto o que aconteceu comigo, quanto o que aconteceu na sala, observa-se que as dinâmicas são levadas para a própria atividade fim, para o seu local de trabalho. Então, por exemplo, questões relacionadas com inovação, com criação e relacionamento interpessoal também é vivenciado nas unidades jurisdicional.”, complementou o professor.
 
Uma das cursistas, a juíza Patrícia Bedin, registrou como é gratificante ver a sala de aula de outro lado. “Estamos acostumados a ser alunos. Quando aprendemos a ser professor, a gente vê um lado da sala de qual que não estamos acostumados a ver. E o curso ampliou minha visão em relação a isso. Achei extremamente interessante.
 
Também dentre os alunos, o servidor Carlos Campelo, apontou que com o curso amplia-se a capacidade de conduzir turmas e equipes, além de formar instrutores. “Ao utilizar metodologias ativas que foram apresentadas, agora, nesse terceiro módulo, conseguimos colocar dentro da sala de aula aquilo que o participante deseja para que possa evoluir. Assim, o curso contribui para que nós, do Poder Judiciário, possamos compartilhar mais conhecimento e fazer o poder como um todo crescer.”
 
Esta foi a última turma de formação de formadores realizada em 2024.
 
Com 19 anos trabalhando no magistério, o juiz Antônio Peleja, participou da entrega dos certificados dos magistrados e, na ocasião, destacou que o Fofo contribuiu demasiadamente com a prática de ensino. “Desde que dou aula, observo muito os professores mais antigos, tenho uma aproximação com os alunos em uma linguagem que eles entenderão melhor. O Fofo oferece a vocês essa capacidade de melhoria. Todos que lecionam ou lecionaram alguma vez perceberão essa mudança quando começarem a aplicar as metodologias, que realmente fazem a diferença.”
 
Descrição das imagens. Foto 1 – imagem horizontal e colorida. Pessoas estão dispostas lado a lado e seguram certificado recebido no curso. Todas olham para a foto. Foto 2 – Professor segura microfone enquanto dá aula. Ele veste terno cinza escuro e camisa azul. Foto 3 – Juiz Antônio Peleja está no centro da sala, segura o microfone com uma mão e a outra está no bolso. Ele fala com os cursistas. Veste roupa cinza escura e camisa azul.
 
Keila Maressa / Fotos: Ednilson Aguiar
Assessoria de Comunicação
Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT) 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Almanaque

Almanaque

O Almanaque Cuyabá é um verdadeiro armazém da memória cuiabana, capaz de promover uma viagem pela história em temas como música, artes, literatura, dramaturgia, fatos inusitados e curiosidades de Mato Grosso. Marcam presença as personalidades que moldaram a cara da cultura local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *