Escola Superior da Magistratura é homenageada com Medalha de Mérito Proerd

Nessa quarta-feira (1º de agosto), a Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT) foi homenageada pela Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT) com a Medalha de Mérito Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência). A condecoração foi entregue à diretora-geral da Esmagis-MT, desembargadora Helena Maria Bezerra Ramos, e ao assessor de Pesquisa e Produção Científica da Esmagis-MT, servidor Mario Junio Vaz.
 
Segundo a PMMT, a honraria é concedida a personalidades como forma de homenagem e reconhecimento em razão de mérito pessoal, bons serviços prestados ao Proerd ou em virtude dos serviços dignos de destaque na formação e capacitação dos instrutores do programa. Na oportunidade, foram celebrados os 24 anos de existência do Proerd. A iniciativa da Polícia Militar consiste em visitas a escolas públicas e privadas com o intuito de sensibilizar crianças e adolescentes sobre os riscos do uso das drogas.
 
“Eu fico agradecida por ter recebido essa medalha, essa certificação de agradecimento, que o Proerd está nos fazendo. A Esmagis tem uma parceria com a escola da PM, e já fizemos vários cursos juntos e um deles foi com os professores do Proerd. Por isso estou aqui hoje, o Poder Judiciário está aqui hoje representado pela Esmagis”, assinala a desembargadora Helena Ramos. “O Proerd é um projeto muito importante. É um projeto social muito relevante porque a Polícia vai até a escola, até os bairros, a comunidade carente, as crianças, e fala sobre drogas, como evitá-las. Então, é um projeto que deve ser apoiado por todos, inclusive pelo Poder Judiciário”, afirma a magistrada.
 
“Nós vamos sempre apoiar essas parcerias, principalmente se elas forem sociais, porque temos que evitar o ingresso de novas ações, não só julgá-las. Quanto mais a gente conseguir evitar um crime, o uso de drogas, mais conseguiremos diminuir o número de processos em trâmite. Então, para o Judiciário, isso é muito importante também”, complementa Helena Ramos.
 
Já o servidor Mario Vaz enfatiza que a Escola Superior da Magistratura tem sempre a visão de apoiar todo e qualquer curso realizado pelos parceiros da Escola. “A Polícia Militar, com o Proerd, é um dos parceiros da Esmagis e, com isso, nós fazemos o melhor para que venhamos a proporcionar ao magistrado e parceiros a capacitação necessária para que venham a servir a sociedade da melhor forma possível. Nós e a equipe da Escola da Magistratura temos todo esse carinho e essa desenvoltura para prestar esse serviço e fazer com que não só a sociedade, como também o próprio Tribunal de Justiça, venham a ter o seu objetivo realizado e concluído com as capacitações realizadas pela Escola.”
 
De acordo com o tenente-coronel Darwin Salgado Germano, coordenador estadual do Proerd, a solenidade dessa quinta-feira representa uma oportunidade ímpar que o Proerd tem de reconhecer os parceiros que têm contribuído de forma ímpar para o crescimento do programa. “O Proerd tem trabalhado para alcançar um número cada vez maior de pessoas com o intuito de fazer com que esses jovens, essas crianças e os próprios adultos possam fazer escolhas seguras e saudáveis. Graças a esses parceiros, nós temos conseguido esse êxito. Temos que enaltecer a presença do Judiciário aqui nessa data, porque esse parceiro tem sido essencial na execução dos nossos trabalhos”, ressalta.
 
Segundo ele, o Proerd hoje está presente em 70 municípios do Estado. “Formamos atualmente 30 mil pessoas por ano, entre crianças, adolescentes e adultos, além de termos um atendimento médio de 262 mil pessoas, que são atendidas todos os anos. Já ao final desses 24 anos, somamos mais de 4,7 milhões de atendimentos realizados. O maior sucesso que nós apontamos quando indicamos a eficácia do programa é que conseguimos reduzir em média 82% das ocorrências realizadas nas escolas e no seu entorno. Isso mostra que as pessoas têm vestido a camisa e têm feito escolhas seguras e saudáveis.”
 
De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Corrêa Mendes, o Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio da Esmagis, é um grande parceiro da Polícia Militar, em especial do Proerd, com a disponibilização de ambiente físico e da parceria em cursos desenvolvidos, que permitem a capacitação de policiais militares, inclusive instrutores do programa. “Eles são os responsáveis por adentrar as salas de aulas das escolas públicas e particulares, trabalhando com crianças e adolescentes, com esse tato para que ensinem as crianças a se afastarem das drogas, principalmente dizendo não para esse mal, que é o mal do século, que são as drogas no ambiente familiar, no ambiente escolar.”
 
“Então, a desembargadora Helena Ramos tem o nosso reconhecimento, a nossa gratidão, o nosso abraço. À desembargadora presidente, senhora Clarice Claudino, nosso respeito profundo a todos os membros do Poder Judiciário, servidores e magistrados”, complementa.
 
A solenidade foi realizada no fim da tarde dessa quinta-feira (1º de agosto), no Auditório do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar.
 
#ParaTodosVerem – Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Imagem 1: Fotografia colorida onde aparecem três pessoas. À esquerda, o servidor Mario Vaz. Ele é um homem de pele morena escura, que usa óculos de grau, terno cinza e camisa branca. Ao centro, o coronel Alexandre Mendes. Ele é um homem de pele morena, que usa a farda da PM em tons de azul. À direita, a desembargadora Helena Maria. Ela é uma mulher de pele branca, cabelos pretos presos, que usa um vestido branco. Imagem 2: fotografia lateral tirada quando o coronel Alexandre Mendes cumprimenta a desembargadora Helena Ramos. Ele segura a medalha a ser outorgada com a mão esquerda. Imagem 3: Fotografia colorida onde aparecem os dois homenageados e, ao centro, o tenente-coronel Darwin Salgado Germano. Ele é um homem negro, que usa farda. Todos sorriem para a foto.
 
Lígia Saito 
Assessoria de Comunicação 
Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT)
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Almanaque

Almanaque

O Almanaque Cuyabá é um verdadeiro armazém da memória cuiabana, capaz de promover uma viagem pela história em temas como música, artes, literatura, dramaturgia, fatos inusitados e curiosidades de Mato Grosso. Marcam presença as personalidades que moldaram a cara da cultura local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *