Escolha da Bandeira de Cuiabá se consolidou através de concurso

por Editoria/AC

A Bandeira de Cuiabá foi criada pela Lei n.º 1279 de 18 de agosto de 1972, na gestão do doutor José Villanova Torres. Na ocasião foi aberto um concurso para a escolha da bandeira municipal, cujo vencedor receberia prêmio pela apresentação da melhor proposta.

O modelo de estandarte escolhido, do senhor Nilton Benedito de Santana, pelo Decreto n.º 241 de 29 de dezembro de 1972, tornou-se oficialmente a Bandeira de Cuiabá. O pavilhão assim se caracteriza, na letra da lei: 1. um retângulo verde e branco; 2. em primeiro plano, com as bordaduras em círculo na cor amarel-ouro, com a inscrição em letras vermelhas “Villa Real do Bom Jesus de Cuiabá – 1719”; 3. no centro o marco estereotipado na cor verde, representando o centro geográfico da América do Sul, logo abaixo, geometricamente triangulado, os vértices do marco representando um monte de ouro, símbolo da riqueza aurífera de Cuiabá.

Referência: Pedro Rocha Jucá. Os símbolos oficiais de Cuiabá. Cuiabá, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo/Secretaria Municipal de Educação.

0 comentário
0

VOCÊ PODE GOSTAR

Deixe um comentário

error: O conteúdo está protegido !