“Essas caminhonetes darão autonomia para a população indígena”, afirma secretária

“A entrega das caminhonetes darão autonomia para a população indígena decidir o que é melhor para ela mesma e de melhorar a renda, porque melhorando a renda, melhora a vida das famílias e toda a comunidade”, declarou a secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), coronel Grasi Bugalho.

A declaração foi feita nesta segunda-feira (19.08), na entrega de sete caminhonetes para o Programa SER Família Indígena e dois caminhões para o Programa SER Família Solidário, idealizados pela primeira-dama, Virginia Mendes. Os veículos foram adquiridos com recursos da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), somando um investimento de mais de R$ 2,4 milhões.

“Estou muito feliz por estar entregando esses veículos, porque sei o quanto as aldeias precisam. Vocês merecem tudo isso e nós estamos aqui para o que precisarem. A união entre governo, prefeituras, secretários, deputados e a Assembleia Legislativa dá resultados e essa é a prova. Agradeço de coração por todos que ajudaram para que esse sonho se realizasse”, disse a primeira-dama Virginia Mendes.

Segundo a titular da Pasta, os veículos foram adquiridos com recursos da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), com um investimento de mais de R$ 2,4 milhões, e que a ação que trará autonomia às comunidades indígenas é aguardada há um ano e meio pela primeira-dama de Mato Grosso.

“Estamos concretizando mais um sonho da senhora, que estava lutando para conseguir esses caminhões. Hoje, a Secretaria de Agricultura Familiar nos agracia com esses veículos para atender o SER Família Indígena para que possamos realizar mutirões e entregas de alimentos para as comunidades. A entrega das caminhonetes darão autonomia para a população indígena decidir o que é melhor para ela mesma e de melhorar a renda, porque melhorando a renda, melhora a vida das famílias e toda a comunidade”, destacou a secretária.

De acordo com a liderança indígena da etnia Kamaiurá, do município de Canarana (648 km de Cuiabá), Kanawayuri Leandro Kamaiurá, receber o veículo significa mudança para toda a aldeia, desde para o escoamento de mercadorias, quanto para o deslocamento da população.

“Sinto uma satisfação muito grande e ver esse olhar para os indígenas. É a primeira vez que vemos um governo, por meio da primeira-dama, que incentiva e se faz presente nas nossas comunidades através da Setasc e Seaf, que sempre estão nos apoiando”, declarou.

A aquisição dos veículos tem como objetivo fortalecer as ações do Programa SER Família, garantindo um atendimento mais eficiente e abrangente às comunidades indígenas envolvidas. As aldeias beneficiadas são dos municípios de Canarana, Comodoro, Gaúcha do Norte, Juína, Novo São Joaquim e Querência.

Estiveram presentes na solenidade os secretários adjuntos da Setasc, Kennedy Dias (Direitos Humanos) e Juliane Maciel (Programa e Projetos Especiais e Atenção à Família); a secretária Andréia Fujioka, (Agricultura Familiar); o superintendente de Assuntos Indígenas, Agnaldo Santos; o deputado estadual, Max Russi; o presidente da Empaer, Suelme Fernandes, entre outras autoridades.

Fonte: Governo MT – MT

Almanaque

Almanaque

O Almanaque Cuyabá é um verdadeiro armazém da memória cuiabana, capaz de promover uma viagem pela história em temas como música, artes, literatura, dramaturgia, fatos inusitados e curiosidades de Mato Grosso. Marcam presença as personalidades que moldaram a cara da cultura local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *