Estudantes do Univag conhecem o Tribunal de Justiça por meio do Projeto Nosso Judiciário

“Toda essa visitação é uma grande oportunidade para todos nós os alunos, porque permite chegarmos mais próximo, de termos uma vivência de como é um plenário, de como tudo acontece”, afirma Pâmela da Costa Monteiro, estudante do 7º semestre do curso de Direito que visitou o Tribunal de Justiça nessa terça-feira, 16 de abril, por meio do programa Nosso Judiciário.
 
Durante a visita pela casa da Justiça, alunos do segundo ao décimo semestre da Universidade de Várzea Grande, Univag, visitaram a 4ª Câmara de Direito Criminal, conheceram o prédio do Tribunal de Justiça e finalizaram a visita com uma palestra do juiz Hildebrando da Costa Marques no Espaço Memória e a distribuição dos Glossários Jurídicos aos acadêmicos.
 
Pâmela foi escolhida pra receber seu Glossário diretamente das mãos do magistrado e conta que a fala do juiz foi um grande incentivo a ela e aos colegas. “É gratificante ouvir a fala do magistrado, porque isso inspira cada vez mais a gente a poder correr atrás dos nossos sonhos e querer estar naquele local”, disse.
 
“Vou tentar me lembrar do rosto de cada um aqui”, prometeu Hildebrando em sua fala aos alunos. O magistrado soma mais de 30 anos no direito e aconselha os alunos a continuarem sempre aprendendo e aperfeiçoando seus conhecimentos, ele deixa um conselho: “Na sua carreira, que já começou, porque a carreira começa na faculdade, jamais deixem de fazer as coisas com lisura, com honestidade, com disciplina e muito estudo para ter base e serem profissionais que conhecem o que estão fazendo, é muito importante que isso comece na faculdade.”
 
O presidente do Centro Acadêmico 15 de maio, Hildebrando da Costa Marques Filho é filho do juiz Hildebrando que coincidentemente palestrou na ocasião, e acompanhou a turma de alunos. Ele elogiou a iniciativa do Tribunal e destacou a importância do projeto para os universitários, “o programa Nosso Judiciário é um programa que aproxima a sociedade do poder judiciário e essa experiência contribui não somente com a matéria em si, com o conhecimento jurídico dos estudantes, mas principalmente para a experiência e para o futuro profissional de cada um de nós.”.
 
O Projeto Nosso Judiciário tem como objetivo aproximar os cidadãos do Estado do poder público, tornando possível que conheçam o dia a dia do judiciário e saibam mais sobre o funcionamento da justiça em Mato Grosso. Além de estudantes do colegial, o programa também visa promover essa ação com os alunos universitários de Direito.
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição de imagem. Imagem 1: foto colorida. Em primeiro plano, uma mesa de madeira com os Glossários Jurídicos em cima. Em segundo plano, desfocado, alunos da Universidade de Várzea Grande no Espaço Memória assistem a palestra do juiz Hildebrando da Costa Marques. Imagem 2. Foto colorida. A aluna Pâmela da Costa Monteiro e juiz Hildebrando da Costa Marques lado a lado sorriem para a foto, ela segura um glossário jurídico. Pâmela é uma mulher negra de cabelos cacheados e escuros, ela veste uma blusa laranja e calça azul. Hildebrando é um homem branco de cabelos brancos, ele usa óculos e veste terno, calça e gravata pretos e camisa branca. Imagem 3: foto colorida. Hildebrando da Costa Marques Filho, presidente do Centro Acadêmico 15 de maio. Em frente a seu peito, o microfone com o emblema da Tv Jus. Ele é um homem branco de cabelos escuros e veste camisa branca e terno preto.
 
 
Anna Giullia Magro/ Fotos: Alair Ribeiro
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Almanaque

Almanaque

O Almanaque Cuyabá é um verdadeiro armazém da memória cuiabana, capaz de promover uma viagem pela história em temas como música, artes, literatura, dramaturgia, fatos inusitados e curiosidades de Mato Grosso. Marcam presença as personalidades que moldaram a cara da cultura local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *