A primeira etapa da 6ª Expedição Araguaia Xingu está chegando ao fim e o mutirão que leva justiça, cidadania, educação e saúde às comunidades mais distantes do Estado desembarcou na sua última parada: a cidade de Canabrava do Norte. O munícipio localizado a 1.028km de Cuiabá recebeu todos os parceiros que fazem parte da expedição e durante dois dias, a Escola Estadual Elias Bento será o local onde diversos atendimentos gratuitos como expedição da segunda via de certidão de nascimento, carteira de identidade, plastificação de documentos e orientações jurídicas serão realizados.
Esta é a primeira vez que a Expedição contempla a cidade e, durante a manhã desta segunda-feira (11), centenas de pessoas compareceram à escola, entre elas o Ismael dos Santos, que aproveitou a oportunidade para atualizar a sua carteira de identidade.
“A minha identidade já estava muito antiga e eu não consegui fazer antes. Vocês vindo até a nossa cidade é uma coisa muito boa, tem muita gente que precisa, aqui tem pessoas que não têm condições de ir até outras cidades resolver esses problemas”, disse Ismael.
A empregada doméstica Nildinilva da Silva procurou a Polícia Judiciária Civil para registrar um boletim de ocorrência por ter perdido o cartão de acompanhamento social do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Em poucos minutos, ela conseguiu ter a sua solicitação atendida.
“É muito importante que tantos órgãos estejam aqui. A gente não tem acesso a todos esses serviços, nossa cidade é pequena e tem muita dificuldade da gente conseguir fazer as coisas. Já tem quase 30 dias que eu perdi o cartão, mas não havia conseguido fazer o boletim de ocorrência e agora consegui fazer muito rápido. O atendimento foi excelente”, contou Nildinilva.
A professora Maria Aparecida dos Reis Tavares, que atualmente ocupa o cargo de diretora da Escola Municipal Canaã, foi atendida pelo Procon e ficou muito satisfeita com a qualidade e celeridade do serviço.
“Para nós, está sendo muito gratificante receber toda a Expedição Araguaia Xingu. A gente sabe do valor de cada um de vocês na hora de vir até aqui atender a nossa gente, porque aqui é uma região carente e, às vezes, as pessoas não saem do seu local para procurar atendimento. Eu já fiz minha reclamação junto ao Procon, agora eu vou procurar orientação junto ao INSS e também ao Detran”, contou a diretora.
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição de imagem. Foto 1: servidor coleta impressões digitais de morador. O morador usa camiseta vermelha e o servidor está passando os dedos do morador em um leitor biométrico.
Laura Meireles / Fotos: Alair Ribeiro
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT