Expedição Rota das Águas chega ao fim com a união de mais de 20 parceiros

A segunda etapa do projeto Ribeirinho Cidadão – Expedição Rota das Águas chegou ao fim nesta terça-feira (dia 9). Foram mais de 630km percorridos nas regiões oeste e sudoeste de Mato Grosso, levando justiça, saúde e cidadania às populações mais vulneráveis das cidades de Salto do Céu, Jauru e Porto Esperidião.
 
O sucesso dos atendimentos realizados durante o mutirão foi alcançado através da união de mais de 20 parceiros que disponibilizaram tempo, profissionais capacitados e conhecimento para oferecer os melhores serviços aos moradores das regiões visitadas.
 
Para o juiz coordenador da Justiça Comunitária, José Antônio Bezerra Filho, todo o empenho das instituições envolvidas na realização do Ribeirinho Cidadão foi essencial para alcançar resultados expressivos nesta segunda etapa.
 
“Através do esforço do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, sob a presidência da desembargadora Clarice Claudino da SIlva, e com os demais parceiros pudemos ofertar inúmeros serviços à população. Encerramos esta 17ª edição do Ribeirinho Cidadão com o sentimento de dever cumprido com muita excelência e qualidade”, disse o magistrado.
 
O defensor público Clodoaldo Queiroz destacou o olhar diferenciado da Defensoria Pública Estadual e do Judiciário ao identificar que grande parcela da população estava invisibilizada e sem acesso a direitos básicos.
 
“Essas pessoas vivem mais afastadas dos grandes centros urbanos e acabam tendo necessidades muito maiores. São famílias que possuem necessidades básicas de documentos como certidões de nascimento e carteira de identidade e pela falta desses registros não conseguem ter acesso a direitos básicos como benefícios sociais e aposentadoria”, pontuou o defensor.
 
A Perícia Oficial de Identificação Técnica (Politec) foi uma das parceiras presentes na expedição e realizaram a emissão de carteiras de identidade. O servidor Elthon Teixeira explicou que foram dias intensos de muito trabalho.
 
“Atendemos milhares de pessoas nas três cidades por onde passamos. Nesta etapa do Ribeirinho nós fizemos a solicitação da nova carteira de identidade, o modelo mais recente que está disponível para a população desde o ano passado. A primeira via desse modelo é gratuita, então todo mundo que tem o modelo antigo tem o direito de fazer a carteira nova e no momento em que as pessoas solicitam a carteira de identidade, também é gerada uma carteira em formato digital que pode ser acessada pelo GOVBR”, explicou Elthon.
 
O Sistema Nacional de Emprego (Sine Estadual) também esteve presente no mutirão. A servidora Vânia Cristina Xavier de Macedo, ficou muito satisfeita de participar da ação que levou cidadania aos mato-grossenses.
 
“Participar de projetos como esse é muito importante para que a gente possa levar esses serviços às pessoas que não têm acesso por estarem longe das cidades grandes. O SINE fez a emissão de carteira de trabalho digital, verificação de abono salarial, seguro desemprego e encaminhamento de mão-de-obra obra para o mercado de trabalho nas regiões de atendimento”, disse Vânia.
 
Foram parceiros desta ação a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (SETASC), Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (SECEL), Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES), Proteção e Defesa Civil – Mato Grosso, Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação – (SECITEC), Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP-MT); Perícia Oficial e Identificação Técnica (POLITEC), Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), Exército Brasileiro, Grupo Especial de Fronteira (GEFRON), Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Receita Federal, Marinha do Brasil, Comissão Estadual Judiciária de Adoção (CEJA), Juizado Volante Ambiental (JUVAM), Energisa, Sine Estadual e os cartórios locais das cidades de Salto do Céu, Jauru e Porto Esperidião.
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição de imagem: Foto 1: juiz José Antônio confere documentos ao lado de servidora da Defensoria Pública Estadual. Eles vestem camisetas de manga longa com a logomarca do projeto Ribeirinho Cidadão e estão com os olhos em direção a uma certidão de nascimento e registro de identidade. Ao redor dos dois há diversas pessoas sentadas em cadeiras aguardando atendimento. Foto 2: servidora da Politec atende homem. A servidora está sentada e de costas, conferindo a certidão de nascimento e anotando os dados do cidadão em um formulário a parte. O homem atendido está sentado à frente da servidora e eles conversam.
 
Laura Meireles/ Fotos: Alair Ribeiro
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Almanaque

Almanaque

O Almanaque Cuyabá é um verdadeiro armazém da memória cuiabana, capaz de promover uma viagem pela história em temas como música, artes, literatura, dramaturgia, fatos inusitados e curiosidades de Mato Grosso. Marcam presença as personalidades que moldaram a cara da cultura local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *