Nascido em Cuiabá, em 1960, José Flávio Ferreira deu expressiva contribuição ao teatro mato-grossense. Atuou como diretor em A Caravana (1975); como ator em O mistério do pavão (1976) e como dramaturgo em Saudades, Silva Freire (1994). Fundou, no início da década de 1990 a Companhia Cena Onze de Teatro, na Capital. Desde então, vem lançando uma série de sucessos.
Tem atuação como diretor artístico do Cine Teatro Cuiabá e da MT Escola de Teatro e assina também a direção de peças sacras, como a Paixão de Cristo e Auto de Natal (2014), quando trabalhou com atores mato-grossenses e de renome nacional. Escreveu ainda livros infantis e poesias, consagrando-se como imortal da Academia Mato-grossense de Letras (AML) em 2016, ocupando a cadeira de número 35, de Clóvis de Mello.
Além disso, é advogado com atuação no cargo de secretário geral da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT). Na área do Direito, é conhecido por diferentes gerações de profissionais, especialmente por ter lecionado por mais de 30 anos a disciplina de Prática Forense. Ele está ainda à frente de inúmeros projetos sociais desenvolvidos com diversas entidades.