Gabriel de Mattos

Arquiteto formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1984, Gabriel de Mattos concluiu o mestrado em Educação pela Universidade de Cuiabá (Unic) em 2000. Professor titular da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), pesquisa, majoritariamente, História da Arquitetura e Urbanismo. É conhecido por sua ligação com Mato Grosso, com a literatura brasileira e histórias em quadrinhos.

Ao longo dos anos, além de livros, publicou contos e resenhas veiculados em diversos jornais e revistas, destacando-se, em paralelo, por seu trabalho como desenhista. Mesclando ficção e realidade, escreveu seu primeiro conto aos 15 anos, para, em seguida, publicar o Romance Preliminar (1978). Neste período surgiu material para o romance Geração da Virada, que revela perspectivas sobre a geração da década de 1970.

Também são de sua autoria obras como Vertiginoso e Outros Contos (2010); Desmontando Os Quadrinhos – Histórias em Quadrinhos, Educação e Regionalidade (2009); República Transatlântica (2005); Quadricrônicas (2005); Doce Irresponsabilidade (2005); Destino Oeste (2005); Cuiabá: Duas Novelas (2003) e A Geringonça (2002). Atualmente, Gabriel faz doutorado em Estudos de Cultura Contemporânea na UFMT.

Almanaque

Almanaque

O Almanaque Cuyabá é um verdadeiro armazém da memória cuiabana, capaz de promover uma viagem pela história em temas como música, artes, literatura, dramaturgia, fatos inusitados e curiosidades de Mato Grosso. Marcam presença as personalidades que moldaram a cara da cultura local.

Você pode ler também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *