A comitiva do estado vizinho, formada pelo subcomandante-geral do CBMRO, coronel BM Andrey Vinícius Ribeiro Vaz, e pela chefe de Estado-Maior, coronel BM Daniele Cristina Lima Ferreira, passou pelo Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e Defesa Civil.
“Nosso objetivo era conhecer toda a estrutura, o planejamento e as ações práticas de combate aos incêndios florestais. Temos Mato Grosso como referência no combate ao fogo, e vemos que a integração entre várias agências do Estado é um ponto bastante positivo, além do envolvimento do governo estadual nestas ações. Voltaremos para Rondônia com informações muito importantes para apresentar para ao comandante e, posteriormente, ao governador”, destacou o subcomandante-geral do CBMRO, coronel Ribeiro.
A visita técnica teve início na terça-feira (09.04), no Comando Geral do Corpo de Bombeiros e no Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), onde conheceram a Sala de Situação Central, onde é feito o monitoramento dos focos de calor no Estado.
“Receber esta comitiva é resultado de uma boa gestão do Governo de Mato Grosso, que garante equipamentos de ponta e estrutura robusta para todos os órgãos competentes fazerem um bom trabalho no combate aos incêndios florestais”, afirmou o comandante-geral dos Bombeiros, coronel Alessandro Borges.
Na quarta-feira (10), a comitiva conheceu a estrutura da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e as ações realizadas pelas Coordenadorias de Unidades de Conservação, e de Fauna e Recursos Pesqueiros, além da Superintendência de Fiscalização, do Programa REM MT e do Comitê Estadual de Gestão do Fogo.
Já nesta quinta-feira (11), a Defesa Civil do Estado apresentou sua estrutura e as ações para prevenção, preparação e resposta a desastres, dentre eles incêndios florestais.
O secretário adjunto de Proteção e Defesa Civil, coronel BM César Viana Brum, destacou a importância da troca de experiências para o fortalecimento das relações institucionais.
“A visita técnica do Corpo de Bombeiros de Rondônia é um atestado de que Mato Grosso tem feito algo que pode servir de exemplo, e que pode ser replicado em outros estados. Essa foi uma reunião muito positiva e serviu não apenas para apresentarmos o que a gente tem feito aqui para gestão de riscos de desastres, mas também para estreitarmos nossas relações com Rondônia, estendendo e fortalecendo nossa rede de contatos”, finalizou.
Fonte: Governo MT – MT