Criado no bairro do Porto, entre partidas e chegadas de embarcações, Ivens Scaff (Cuiabá, 30/06/1951) deixou Mato Grosso ainda jovem, para estudar Medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Depois que retorna à cidade natal, ingressa em cursos de pós-graduação em saúde, na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Apesar da formação do autor, sua obra resguarda muita história, ouvida ou inventada.
Além de médico, reconhecido e atuante, foi professor na UFMT, onde também ocupou o cargo de coordenador de Cultura, e na Universidade de Cuiabá (Unic). Foi também conselheiro de Cultura da Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT) e conselheiro editorial da revista Vôte! Pela atuação, foi premiado pelo Jornal do Dia e condecorado com Ordem do Mérito do Governo do Estado de Mato Grosso, Grau Cavaleiro.
Ao todo Ivens publicou oito livros, sendo seis infanto-juvenis e dois de poesias. No primeiro caso, sagrou-se ao acrescentar modelos novos ao estilo; já no segundo, busca na linguagem poética o encontro com a identidade cultural da cuiabania. Dentre as obras, destacam-se Uma maneira simples de voar; O menino órfão e o menino rei; Mil mangueiras e Kyvaverá.