Professor, pintor e crítico de arte, José Serafim Bertoloto (Cuiabá-MT, 1956) frequentou o Atelier Livre da Fundação Cultural e participou de edições do Salão Jovem Arte Mato-grossense, tanto expondo suas peças, quanto como crítico. Hoje atua como um dos curadores no Museu de Arte e de Cultura Popular da Universidade Federal de Mato Grosso (MACP/UFMT), onde trabalhou por 28 anos como historiador/pesquisador e diretor.
Membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA), possui graduação em Licenciatura e é bacharel em História pela Universidade Federal de Mato Grosso (1985); mestrado em Artes pela Universidade de São Paulo (1992), especialização em Museu de Arte pelo MAC-USP (1998) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003).
É também professor-colaborador no programa de Pós-graduação em Estudos de Cultura Contemporânea – Área Interdisciplinar / Mestrado e Doutorado. Com vasta experiência, é especialista em teoria e crítica, atuando principalmente nos seguintes temas: poética, artes visuais, cultura popular, patrimônio artístico cultural e semiótica da arte e do design em Mato Grosso. Sua principal publicação é “Iconografia das Águas: o rio e suas imagens”.