O Poder Judiciário de Mato Grosso orientou grupo de mulheres sobre os tipos de violência de gênero, durante a “Expedição Ser Família Mulher — MT por Elas”, que nesta semana visitou os municípios de Primavera do Leste e Rondonópolis. A ação é realizada em parceria com o Governo do Estado e tem o objetivo de fomentar a criação de políticas públicas para mulheres nos municípios.
Nos dias 12 e 16 de agosto, a juíza Tatyana Lopes de Araújo, do juizado especial de Rondonópolis, palestrou sobre ‘As especificidades da violência contra a mulher’. “Explicamos sobre a violência de gênero, violência nas relações familiares e de intimidade, ciclo da violência, tipos de violência doméstica, Lei Maria da Penha, além de orientarmos sobre o trabalho da rede de enfrentamento à violência contra a mulher”, detalhou a magistrada.
O protocolo ‘Não é Não’ também foi um dos temas abordados no encontro em Rondonópolis, nessa sexta-feira (16.07). “Ele foi criado para evitar o constrangimento e a violência em locais como bares, casas noturnas, boates, espetáculos musicais e shows. Além de garantir a proteção dessas mulheres nesses ambientes”.
Uma das principais ferramentas para inibir ou cessar ciclos da violência é garantir que este conhecimento alcance todas as mulheres. “É muito importante que elas consigam identificar se são vítimas de violência, para que o ciclo seja quebrado quanto antes e evitar que ela sofra violências mais graves, como o feminicídio”, alertou a magistrada.
A ‘Expedição SER Família Mulher – MT Por Elas’ ocorre nas 15 regiões Integradas da Segurança Pública (RISP), tendo um município como sede em cada região, assim, percorrendo 15 municípios, com participação dos demais que integram a região.
Priscilla Silva
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT