Cumprindo com a missão de buscar a pacificação social e entregar para a sociedade atributos como respeito, acessibilidade e sustentabilidade, o Poder Judiciário de Mato Grosso realizou na última quarta-feira (14 de agosto), Círculo da Construção de Paz (CCP) para profissionais da saúde em Chapada dos Guimarães. A ação, que foi realizada em celebração ao Agosto Dourado, campanha nacional que reforça a importância do aleitamento materno, reuniu profissionais da saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares, fisioterapeutas e agentes de saúde, além de pacientes, tanto mulheres lactantes quanto gestantes.
O cenário do encontro foi na região do Vale da Benção, em Chapada dos Guimarães, que proporcionou um dia de conexão, diálogo, reflexão e acolhimento. O Círculo de Paz proporcionou um espaço seguro onde os participantes puderam dialogar sobre suas vivências relacionadas à maternidade, desafios e conquistas, criando um laço de empatia e solidariedade.
O juiz diretor da Comarca de Chapada e instrutor do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), Leonísio Sales de Abreu, foi o facilitador do círculo e lembrou a todos que, “assim como na viticultura, onde o solo precisa ser preparado e cuidado para que a uva cresça forte e saudável, é essencial que as comunidades cultivem relacionamentos saudáveis. É preciso nutrir a nossa conexão uns com os outros para criar um ambiente onde todos possam florescer”, disse o juiz.
Como profissional da saúde, Daniele Fialho, que é coordenadora da Atenção Primária de Saúde de Chapada dos Guimarães, ressaltou a importância de discutirem sobre o aleitamento materno, que se constitui em um ato que vai muito além da alimentação do bebê. “É incrível participar dos Círculos de Paz, é uma ótima oportunidade, tanto para os nossos profissionais da saúde, quanto para os nossos usuários, participar das temáticas do Ministério da Saúde. Esse encontro do Agosto Dourado foi muito importante, tivemos muitas trocas de experiências”.
Ao unir o conceito de Justiça Restaurativa e a campanha do Agosto Dourado, o encontro buscou não apenas fortalecer laços entre mães e filhos, mas também promover uma reflexão profunda sobre o cuidado, a nutrição e a importância de cada fase da vida.
O Círculo de Construção de Paz (CCP) – É uma ferramenta da Justiça Restaurativa e a dinâmica consiste na criação de um espaço seguro para reflexão e troca de experiências que, de forma orientada, permite a construção de relacionamentos, a tomada de decisões e resolução de conflitos de forma eficiente. A escolha pela abordagem circular permite que todos os participantes se enxerguem e sejam vistos igualmente, no mesmo nível. O formato reforça a horizontalidade das relações dentro do processo, em que todos importam e são valorizados.
O Poder Judiciário de Mato Grosso disponibiliza para toda a população mato-grossense a realização de círculos de construção de paz, de forma gratuita e que pode ser solicitada, de forma fácil, pelo portal do Tribunal de Justiça (TJMT) na internet. Para isso, basta acessar www.tjmt.jus.br e clicar no ícone do Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa (NugJur), que aparece na página inicial do portal, conforme o print ao lado. Na página do NugJur, clique no botão onde está escrito “Gostaria de solicitar um círculo” e preencha todas as etapas do questionário. Ao submetê-lo, o pedido será analisado pela equipe, que procederá ao agendamento da atividade junto ao solicitante.
Os círculos de construção de paz são realizados em todas as comarcas de Mato Grosso, seja diretamente pela equipe do NugJur ou, no caso do interior, por meio dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc). Se você é líder de um grupo de qualquer segmento, como professor, coordenador escolar, gerente de uma empresa, presidente de associação de moradores, entre outros, considere a oportunidade de levar essa experiência para sua comunidade!
Para saber mais sobre o círculo de construção de paz e o trabalho desenvolvido pelo Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa (NugJur) do TJMT, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (65) 3617-3617 ou (65) 9 9222-9757 (WhatsApp)
Acesse a página do NugJur: https://portalnugjur.tjmt.jus.br/
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição da imagem 1: doze mulheres e um homem estão posando para a foto, em pé e sorrindo, uma das participantes segura um bebê no colo. E ao fundo, tem a paisagem da vinícola, um longo campo verde. Descrição da imagem 2: todas as participantes mulheres estão sentadas nas cadeiras em volta do juiz Leonísio de Abreu, o facilitador do Círculo de Paz, que está falando com elas. Descrição da imagem 3: registro da profissional da saúde, Daniele Fialho, que é coordenadora da Atenção Primária de Saúde de Chapada dos Guimarães. É uma mulher branca de óculos escuros e jaqueta de frio, segurando uma pequena almofada em formato de seio, que foi um dos recursos didáticos do encontro que tratou do tema ‘amamentação’.
Luana Daubian
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT