Mais Justiça, Saúde e Cidadania: Expedição Rota das Águas atende famílias no distrito de Lucialva

Nos dias 5 e 6 de julho, toda a equipe envolvida na segunda etapa do projeto Ribeirinho Cidadão – Expedição Rota das Águas atendeu centenas de famílias que moram no distrito de Lucialva, localizado a 30 km do centro de Jauru. Em dois dias de atendimento, os moradores de toda a região puderam ter acesso a serviços de justiça, saúde, cidadania, esporte, cultura e lazer na Escola Estadual de Campo Juscelino Kubitschek de Oliveira, na zona rural do município.
 
A escolha do local de atendimento foi definida mediante reuniões prévias realizadas no mês de outubro com a administração municipal. De acordo com o juiz coordenador da Justiça Comunitária, José Antônio Bezerra Filho, toda a logística do evento foi alinhada há nove meses, em audiências públicas que contaram com a participação de autoridades locais, incluindo o presidente da Câmara de Vereadores, secretários e defensores públicos da região.
 
“Após as reuniões de alinhamento para realização do projeto, eu pude verificar toda a estrutura da escola e ver se ela comporta o número de parceiros. Aqui, neste lugar, nós fomos abençoados em atender a população após o consenso de todas as partes envolvidas e estamos satisfeitos, afinal, é uma comunidade rural, um distrito distante da cidade de Jauru e foram dois dias de trabalho refletindo a realidade local. É a primeira vez aqui, mas saio com o sentimento de dever cumprido, pois fizemos o que propomos com muita eficiência, transparência, seriedade e resultados para a população”, explicou o magistrado.
 
A juíza da Vara Única da comarca de Jauru, Marília Augusto de Oliveira Plaza, destacou a agilidade e a possibilidade dos moradores conseguirem diversos atendimentos em um único local. “Através de toda a força-tarefa trazida até aqui, as pessoas conseguem resolver os seus problemas com rapidez e segurança”, disse a magistrada.
 
A consulta médica é um dos serviços de maior procura da expedição e foi o que a dona Maria da Penha Gonçalves, trabalhadora rural, de 69 anos, procurou na Expedição Rota das Águas. A lavradora mora sozinha em seu sítio, no distrito de Lucialva, e precisou de atendimento médico por causa de fortes dores nas costas. Após ser examinada pelo clínico geral, foram identificadas quais eram as causas que levavam à fadiga muscular e a dona Maria saiu do atendimento com uma receita de medicamentos orais e injetáveis para combater as dores.
 
“Isso aqui é uma ajuda muito grande pra todos nós aqui da comunidade. A gente precisa de uma consulta e às vezes não tem no posto de saúde. Eu fiquei muito feliz de vir até aqui e conseguir ser atendida”, comemorou dona Maria.
 
O 1º tenente e médico do Comando de Fronteira Jauru, do 66º Batalhão de Infantaria Motorizada, Pedro Eduardo Alves Leal de Oliveira, foi o profissional que atendeu a dona Maria da Penha e reconhece o valor da Expedição Rota das Águas para a região oeste e sudoeste de Mato Grosso.
 
“É um prazer e uma felicidade imensa ajudar a população local com os nossos serviços. O nosso objetivo é trazer um pouco mais a saúde pro dia a dia da população que realmente necessita. Esse tipo de trabalho é muito importante e deve ser realizado nos rincões do nosso país”, pontuou o tenente Leal.
 
Expedição Rota das Águas – Os atendimentos do projeto Ribeirinho Cidadão Expedição Rota das Águas seguem nesta segunda e terça-feira, dias 08 e 09 julho, na Escola Municipal Maria Gregória Ortiz Cardoso, no município de Porto Esperidião. A iniciativa do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Defensoria Pública Estadual e diversos parceiros têm o objetivo de levar justiça e cidadania às populações vulneráveis do estado.
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição de imagem: foto 1 – pessoas sentadas em cadeiras no corredor escolar aguardando atendimento. Foto 2 – dona Maria da Penha segura seu receituário médico e mostra para a câmera. Ela é uma mulher idosa, de cabelos tingidos de castanho e presos para trás, sua pele é clara, mas possui manchas de sol, seus olhos são verdes, ela usa uma blusa preta e relógio no pulso.
 
Laura Meireles/ Fotos: Alair Ribeiro 
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT 
 
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Almanaque

Almanaque

O Almanaque Cuyabá é um verdadeiro armazém da memória cuiabana, capaz de promover uma viagem pela história em temas como música, artes, literatura, dramaturgia, fatos inusitados e curiosidades de Mato Grosso. Marcam presença as personalidades que moldaram a cara da cultura local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *