Acadêmicos do curso de Direito da Faculdade Eduvale, do campus de Jaciara, visitaram nessa segunda-feira (22 de abril), o Tribunal de Justiça de Mato Grosso, em Cuiabá. Recebidos pelo desembargador Lídio Modesto, no Espaço Memória, lugar que guarda documentos que contam a história do Poder Judiciário Mato-grossense, os 26 estudantes que estão concluindo o ensino superior puderam se aproximar da justiça e entender a importância e os funcionamento da Justiça Estadual.
Os universitários participaram de uma sessão julgamento passaram por diversos setores do Tribunal e o tour foi finalizado no Espaço Memória, salão que conta com vários exemplares de jornais antigos, documentos e itens que compõem a história de 150 anos do TJMT.
Ali, os estudantes puderam entender sobre a escolha dos desembargadores, o quinto constitucional, além dos benefícios do Processo Judicial Eletrônico (PJe), sistema de tramitação de processos judiciais que atende às necessidades do Poder Judiciário brasileiro.
O desembargador Lídio Modesto da Silva Filho, empossado neste ano, possui 25 anos de magistratura em Mato Grosso e contou um pouco da sua história. Para ele é essencial semear a ideia de que há um potencial para crescimento e sucesso, para que essa semente possa florescer e produzir frutos, pois o curso de Direito oferece uma ampla gama de oportunidades de carreira, muitas das quais estão presentes no Tribunal de Justiça, como ser um agente da justiça, advogado, juiz e desembargador. “Quando eles visitam este lugar, eles se familiarizam com uma parte que abriga toda a história do nosso Poder Judiciário. Eles têm a oportunidade de participar de uma sessão de julgamento em Segunda Instância, o que certamente enriquece sua experiência e aprendizado. O projeto é excelente, já recebi uma turma ainda no cargo de juiz, e agora como desembargador, e acredito que eles aprendem mais a cada visita e saem daqui muito satisfeitos.”
O coordenador do curso e professor de Direito Constitucional, Vilso da Silva Franco, acredita que a prática complementa a teoria repassada em sala de aula. “Esta é uma experiência inovadora para nossos alunos. Eles deixam as salas de aula, onde estão imersos na teoria, e ingressam no mundo jurídico do Tribunal de Justiça do Estado, onde a prática é intensa. Eles têm a oportunidade de aprender com os desembargadores e os colaboradores desta instituição, saindo daqui renovados e entusiasmados com a profissão que estão prestes a abraçar.”
Bruno Henrique da Silva e Sielly Pereira Gomes, alunos do 9º semestre da instituição, também enxergam como essencial a participação na sessão de julgamento. Enquanto assistem são capazes de se imaginar ocupando esses espaços, além de entender cada vez mais a função do Poder Judiciário. “A função é garantir os direitos individuais, coletivos e sociais, resolvendo questões dos cidadãos, entidades. Ao assistir às sessões online, percebemos como elas ocorrem, antes baseadas principalmente em processos físicos. Essa evolução me chamou muito a atenção e gostei bastante dessa parte, especialmente da dinâmica das sessões e da habilidade demonstrada frente a frente, algo que não é tão evidente na teoria”, comenta Bruno.
Thiago Sachi, estudante que também cursa o 9º semestre, destaca a relevância da história preservada no Espaço Memória. Ele ressalta a importância de compreender a história documentada e destacada na sala para entender o caminho do Tribunal de Justiça até os dias atuais. “Eu realmente apreciei muito o Espaço. A história sempre tem um lugar especial em nossas vidas e presenciar isso foi a parte mais interessante para mim hoje. Presenciar todo o procedimento com desembargadores e juízes também foi uma experiência enriquecedora que levarei comigo para minha jornada como advogado”.
Ao final da visita, os estudantes foram presenteados com um guia jurídico, com termos e curiosidades sobre o Tribunal de Justiça.
O Projeto Nosso Judiciário recebe acadêmicos de Cuiabá e de outras cidades do estado, e abre as portas do Tribunal de Justiça para esses alunos conhecerem o funcionamento da Justiça estadual. Uma forma de aproximar o Judiciário da população, especialmente no caso do projeto, já que serão as próximas gerações do Judiciário.
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição da imagem. Foto1: Desembargador Lidio Modesto fala com os estudantes. Ele é um homem branco, magro, de cabelos escuros. Usa terno azul-claro, gravata lilás e camisa branca. Foto 2: Desembargador Lidio, professores e estudantes reunidos no Espaço Memória. Foto 3: Imagem em plano aberto do Espaço Memória, com as peças em exposição e os alunos observando os itens. Foto 4: Imagem colorida de alunos, professores e o desembargador formando semicírculo posando para foto.
Emanuelle Caroline Candido da Costa (estagiária)
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT