Alunos do curso de Direito da Faculdade Educare de Cuiabá visitaram a sede da Justiça Estadual nessa terça (20). Nas visitas ao Poder Judiciário, os estudantes têm a oportunidade de assistir às sessões das Câmaras Recursais do TJMT e conhecer o prédio do Tribunal de Justiça. O passeio é sempre finalizado com um bate-papo com um magistrado no Espaço Memória, e com a distribuição dos glossários jurídicos.
O magistrado escolhido para falar aos alunos foi o juiz da 14ª vara criminal de Cuiabá e juiz auxiliar da vice-presidente Gerardo Humberto Alves Silva Junior.
“Quando o acadêmico comparece à sede do Tribunal, ele vê a materialização daquilo que ele aprende nos livros”, contou o juiz. Ele falou aos alunos sobre sua experiência na magistratura e sua trajetória pessoal no Direito, além de relembrar seus momentos como professor ao alertar aos alunos sobre a qualidade de suas petições. “Redigir com simplicidade facilita o trabalho de todos”.
Para Gerardo, o Nosso Judiciário desperta a vontade de seguir na carreira do Direito e Eiza Maria da Silva, advogada e professora de Introdução do Estudo ao Direito que acompanhou as turmas na visita, concorda: “O objetivo é despertar no aluno o interesse pelo jurídico, pelo conhecimento, é importante desconstruir a imagem do judiciário como um ambiente fechado”.
A meta foi certeira, após a finalização da palestra do juiz, Adriano dos Santos, aluno do 6º semestre, contou sua experiência: “É muito motivador ver que os magistrados também são como nós e conquistaram seu espaço com muito estudo, levo dessa visita a perseverança em buscar sempre o conhecimento”.
Nosso Judiciário – Desde 2015, o Projeto Nosso Judiciário recepciona acadêmicos de faculdades em visitas guiadas. O programa também faz visitas a escolas públicas e privadas de Cuiabá e Várzea Grande, com realização de palestras que mostram quais são os benefícios e obrigações de um cidadão. Representantes de estabelecimentos de ensino, público ou privado, podem solicitar a palestra ou agendar uma visita. Para isso, é preciso entrar em contato pelos números (65) 3617-3032/3516.
Anna Giullia Nunes Magro (estagiária)
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT