A Gerência Regional de Criminalística da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) de Cáceres participou, neste final de semana, da 3ª Feira de Iniciação Científica do Colégio Salesiano Santa Maria de Cáceres.
O convite foi realizado pelo diretor-geral do Colégio. Antônio Teixeira, para a participação da perícia criminal com o tema: “A luz forense como ferramenta eficaz e prática na resolução de crimes”, para os alunos do ensino fundamental II e ensino médio.
O perito oficial criminal Uyre Barros fez apresentações técnicas, esclareceu dúvidas e ainda fez com que os alunos participassem de forma lúdica de momentos inspirados na série norte-americana “C.S.I”.
A direção da escola, Ana Paula Ceccatto, destacou que foi uma experiência única na vida dos alunos e demonstrou grande interesse pela profissão. Ela ponderou ainda que pretende firmar uma parceria com a Gerência de Criminalística no intuito de levar novos saberes aos seus alunos, despertando-os para novas possibilidades de qualificação.
As luzes forenses são equipamentos baseados na emissão de luz que, na presença de filtros ajustáveis, emitem luzes em faixas de comprimento de onda específicos, permitindo a detecção de vestígios invisíveis a olho nu.
São utilizadas para o levantamento de vestígios latentes no local de crime e de vestígios biológicos em laboratório, tais como sêmen e saliva, com o intuito de revelar essas evidências por fluorescência ou por contraste com o substrato de fundo.
A fluorescência é um fenômeno físico-químico no qual um objeto absorve a luz de determinado comprimento de onda e emite uma cor diferente.
Fonte: Governo MT – MT