Home Ruas e Becos AVENIDA GETÚLIO VARGAS [AVGV004]

AVENIDA GETÚLIO VARGAS [AVGV004]

Antigo Belo Largo, Rua Larga e Avenida Murtinho, a atual Avenida Getúlio Vargas foi construída pelo interventor Júlio Strubing Müller, que desapropriou várias casas para lhe dar a extensão que, até então, começava na esquina da Praça Alencastro e terminava na Rua Comandante Costa. Recebeu o nome de Avenida Murtinho, em homenagem ao cuiabano Manoel José Murtinho, o primeiro presidente do Estado de Mato Grosso e Ministro do Supremo Tribunal Federal.
Bem articulado e com bom trânsito junto ao padrinho-político Getúlio Vargas,  o interventor Júlio Müller fez lançamento e inauguração de várias obras na cidade, entre elas, esta avenida que passou a ter o nome do presidente da República.

  • Na imagem acima se pode ver um charreteiro descendo a avenida Getúlio Vargas (hoje seria na contramão), próximo ao ponto de caminhoneiros que existiu na lateral da Igreja Matriz. No lado esquerdo da foto, destaque para o tradicional Bar do Bugre, de seo Olintho Neves, pai do doutor e fundador da UFMT, Gabriel Novis Neves.

Photographia é um projeto cultural de pesquisa da central de documentação de dados do Almanaque Cuyabá. A iniciativa visa resgatar imagens históricas da cidade homônima.
As ilustrações selecionadas nesta Categoria são, em sua grande maioria, de domínio público; outras, creditadas à fotógrafos, editores, colecionadores, instituições e a plataformas digitais congêneres.

Deixe um comentário

error: O conteúdo está protegido !