Elizabeth Madureira

Considerada como uma das mais notáveis historiadoras do Brasil na atualidade, Elizabeth Madureira Siqueira (Franca – SP, 16/08/1947) chega a Cuiabá em 1975, trazendo na bagagem o recém-obtido diploma em História, pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Ingressa como professora e pesquisadora no Departamento de História da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), atuando ali por 27 anos. Em 1992, defendeu o mestrado e, em 1999, o doutorado.

Sócia efetiva do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGMT) desde 1983, foi a primeira mulher a presidir a instituição. Além disso, tem assento na cadeira 29 da Academia Mato-Grossense de Letras (ABL), e, ao longo de sua carreira como historiadora, foi agraciada com inúmeros diplomas, medalhas e comendas. Levam sua assinatura obras como Revivendo Mato Grosso (1997) e 300 Anos de Cuiabá (2019).

Pela notável relevância de sua produção, Elizabeth é reconhecida como cidadã cuiabana e mato-grossense, títulos conferidos pela Câmara Municipal de Cuiabá e pela Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT), respectivamente. No campo da pesquisa se dedica, há mais de 25 anos, ao arranjo de acervos, a exemplo do Arquivo da Casa Barão de Melgaço, onde atualmente é curadora.

Almanaque

Almanaque

O Almanaque Cuyabá é um verdadeiro armazém da memória cuiabana, capaz de promover uma viagem pela história em temas como música, artes, literatura, dramaturgia, fatos inusitados e curiosidades de Mato Grosso. Marcam presença as personalidades que moldaram a cara da cultura local.

Você pode ler também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *